Articles

Casa Perini Rosé

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Perini Rosé

Pare para pensar. O princípio do vinho rosé é a combinação daquilo que há de melhor nos brancos, e nos tintos: bons níveis de acidez e frescor, e uma quantidade intermediária de taninos.

E o Casa Perini Rosé, além disso, é um ótimo exemplo de que não é preciso pagar muito, por um vinho muito bem feito.

Ele é produzido exclusivamente com uvas da variedade Merlot, colhidas à mão nos vinhedos da Casa Perini, vinícola nacional da Serra Gaúcha, localizada na cidade de Farroupilha.

Elaborado pelo método de maceração curta, a clara cor de tonalidade salmão e a limpidez, combinadas com um detalhe transparente do rótulo, transmitem perfeitamente sua maior qualidade: o frescor!

Degustamos a jovem safra de 2018, e é assim que o Casa Perini Rosé deve ser degustado: enquanto jovem, quando toda a sua vivacidade está pedindo passagem aos nossos sentidos.

Falando em sentidos, no nariz o Casa Perini nos traz aromas de frutas como morangos frescos e cerejas vermelhas, e de flores recém-colhidas, ou recém-regadas. Ele parece uma festa.

Na boca, ele é delicado, leve e definitivamente macio. Frutado, mas com a necessária acidez para se tornar bastante harmônico. Um vinho muito, muito fácil de beber, em seus equilibrados 13% de teor alcoólico.

Aliás, para que seu álcool não apareça mais do que deve, a dica é a temperatura de serviço, porque vinhos servidos mais quentes do que deveriam, evidenciam o seu teor alcoólico. No caso do Casa Perini Rosé, nossa sugestão é que ele seja degustado a aproximadamente 9°C. Mas não caia na cilada de servi-lo “estupidamente gelado”, pois isso só faz com que os aromas sejam perdidos, e, com eles, os sabores também.

Pensando em como harmonizá-lo, encontramos tantas sugestões! Pensamos em entradas como camarõezinhos fritos, como casquinha de siri, ou como frango à passarinho. Lembramos, também, de risotos leves mas marcantes, como de alho poró, sem falar de comidas leves um pouco mais picantes, como uma salada de cação com salsinha e alho. Além disso, aqui vai uma dica: esse é um vinho bem bacana para ser degustado enquanto cozinha!

Enfim, esse é o Casa Perini Rosé. Esse é um ótimo exemplo de vinho para o verão. Esse é um ótimo exemplo de vinho para o dia a dia.

E, se quiser conhecer outro vinho rosado da Casa Perini, o Espumante Moscatel Aquarela, clique aqui.

Mas, para encerrar, uma curiosidade muito inspiradora sobre a Casa Perini. Você já ouviu falar no vinho tinto Casa Perini Solidário? É um rótulo que todo enófilo deveria degustar, ao menos uma vez na vida, e por um motivo mais do que justo! Isso porque ele foi desenvolvido com um propósito: parte da renda obtida com a venda desse vinho é destinada ao combate ao câncer de mama, e ao tratamento da hemofilia. É ou não é inspirador?

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.