Dionísio e o vinho

Muitas são as histórias que cercam os mitos de Dionísio e Baco. Todas elas interessantes, para quem é apaixonado por vinho!

Dionísio, deus do vinho, é um dos mais obscuros deuses da mitologia grega. Filho de Zeus, o senhor do Olimpo, diz a lenda que Dionísio teve duplo nascimento.

A versão mais popular do mito conta que a esposa de Zeus, Hera, descobriu que uma simples mortal chamada Semele estava grávida de seu marido. Enciumada, Hera convenceu Semele a encontrar-se pessoalmente com Zeus, o que significava a morte, para um humano. Zeus resgatou Dionísio do ventre de Semele, morta, e costurou-o em sua coxa, esperando até que ele estivesse pronto para nascer.

Quando Dionísio cresceu, a raiva de Hera fez com ele virasse um andarilho. Em suas andanças pelo mundo, Dionísio descobriu a cultura da videira e a forma de produzir vinho, levando esse conhecimento para a Grécia, em seu retorno triunfal.

Dionísio tinha duas naturezas extremas em sua personalidade. Felicidade e relaxamento intercalavam-se com amargura e fúria, personificando a própria natureza do vinho: benéfico e agradável quando consumido moderadamente, mas potencialmente prejudicial quando mal utilizado.

Segundo a mitologia grega, o brinde é uma invenção de Dionísio, preocupado em fazer com que o vinho proporcionasse diversão a todos os nossos sentidos, inclusive, à audição! Para saber mais sobre o porquê brindamos, clique aqui.

Com o declínio da Grécia, e a expansão do Império Romano, os deuses gregos foram incorporados na cultura e na mitologia romana. Assim, Dionísio deu lugar a Baco como o deus do vinho (apelido pelo qual já era conhecido na Ásia). O culto a Baco se espalhou entre mulheres, escravos e pobres, desagradando os imperadores, que tentaram proibi-lo, sem muito sucesso.

Se quiser ler mais artigos sobre a história do vinho, clique aqui. E deixemos para falar de Baco outro dia...

Por hoje, um brinde a Dionísio!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.