Os vinhos de Napoleão

Ao que consta, Napoleão foi um notório consumidor de vinho.

Muitas frases célebres sobre o vinho são, inclusive, atribuídas a ele. Quer um exemplo? “Na vitória, você merece Champanhe. Na derrota você precisa dele.”

Mas, mesmo diante da enorme diversidade que o mundo do vinho oferece, Napoleão teria tido, ao longo da vida, três grandes preferências, às quais foi bem fiel.

 um espumante para as comemorações

Dizem que Napoleão comemorava suas vitórias militares sempre com a mesma marca de Champagne, cuja garrafa era aberta com sabre.

Para ler sobre “sabrage”, que é a impressionante maneira de abrir a garrafa com um sabre, clique aqui.

 um tinto para o dia a dia

O vinho que Napoleão mais consumia era um tinto elaborado com a uva Pinot Noir, produzido em um Grand Cru na Borgonha. Seu exército carregava, para onde quer que ele fosse, vários barris desse vinho.

Parece que ele tomava esse vinho tinto medianamente gelado, e diluído meio a meio com água. E que só teria abandonado esse hábito durante o exílio na Ilha de Santa Helena, quando seu estado de saúde piorou, e suas dores de estômago se agravaram.

 um moscatel no exílio

Devido aos seus problemas de saúde, o médico de Napoleão sugeriu, na época, que ele substituísse o vinho tinto por um vinho de sobremesa.

O vinho então escolhido para ser seu companheiro durante o exílio, e até a morte, foi um vinho sul-africano de colheita tardia, produzido na região de Constantia. Se quiser ler sobre os vinhos de Constantia, clique aqui.

As lendas que rondam a história de Napoleão são tantas, que na verdade é difícil precisar o que ele realmente disse, ou realmente bebeu. Até porque também são muitas as lendas em torno do vinho!

Mas o que se sabe é que quando Josephine, a esposa de Napoleão, morreu, foram encontradas em sua adega mais de 13.000 garrafas, em uma coleção bastante variada de estilos e origens. Até porque, ela teria sido mais eclética nesse sentido, apreciando a diversidade de vinhos, inclusive os mais exóticos.

De qualquer maneira, quando o assunto era vinho, parece que Napoleão, assim como Josephine, eram bons de degustação...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.