A lenda do vinho Torna-Viagem

Uma lenda é uma história transmitida pela tradição. O mundo do vinho é, como sabemos, repleto de lendas. Conheça a do Torna-Viagem!

Essa história começa há mais de uma centena de anos, quando navios cruzavam os mares do mundo, comercializando não só vinhos, mas especiarias, tapetes, etc.

Quantos navios não saíam de Portugal, rumo ao Brasil, à África, às Índias?

Era comum que os comandantes dos navios não precisassem comprar vinho para revendê-lo. Eles levavam vinho em consignação, na esperança de uma eventual venda, que fosse lucrativa tanto ao comerciante, como ao produtor. Mas nem sempre conseguiam comercializar todos os barris, que eram então devolvidos ao fabricante.

Pois bem. Um dos maiores produtores de Setúbal, em Portugal, percebeu que seu Moscatel, ao retornar da viagem, estava diferente. Para melhor.

Os meses em alto-mar fizeram bem ao vinho Moscatel de Setúbal.

A longa viagem, as passagens pelos trópicos e pelo Equador, com as mudanças de clima e de temperatura, junto com o balanço e a salinidade do mar, transformavam o vinho.

O Moscatel de Setúbal que retornava ao fabricante tinha cor mais escura, era mais redondo, mais macio, mais complexo e mais saboroso. E ficava conhecido como Torna-Viagem, sendo mais valorizado por isso.

A reputação do Moscatel de Setúbal Torna-Viagem cresceu, e esse vinho virou uma lenda.

É possível encontrar, ainda hoje, garrafas que contam essa história, em adegas particulares e em leilões.

Mas esse é um vinho que talvez não vá desaparecer. Algumas tentativas de recriá-lo estão acontecendo, com barris de Moscatel de Setúbal sendo embarcados, para renovar uma tradição de mais de um século.

Então, um brinde à tradição!

Gostou? Para saber mais histórias interessantes do mundo do vinho, clique aqui.

Ou, se quiser ler sobre a denominação Moscatel de Setúbal, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.