Xô, depressão!

Informações a respeito dos benefícios do consumo moderado de vinho sempre são interessantes. Mas essa, provavelmente, é uma das melhores!

Pesquisadores espanhóis sugerem que o vinho pode ajudar na prevenção da depressão!

A depressão é uma doença grave. Segundo a Organização Mundial da Saúde, trata-se da principal causa de incapacidade no mundo. A OMS estima que, globalmente, mais de 350 milhões de pessoas sofram de depressão.

Mas, segundo esse estudo, as pessoas que bebem vinho com moderação apresentam menores taxas de depressão.

Os cientistas observam que é comum a presença simultânea de depressão e de problemas relacionados ao álcool. Contudo, ressaltam que os consumidores de vinho tendem a ser mais saudáveis.

Para testar suas ideias, a equipe analisou dados coletados de 5.505 pessoas que participaram de um estudo sobre o impacto da dieta mediterrânea em doenças do coração. No início do estudo, nenhum dos participantes relatou depressão, problemas com álcool ou outras doenças consideradas relevantes.

Os pesquisadores observaram os dados dessas mesmas pessoas, 7 anos depois. Avaliaram questões como diagnósticos clínicos de depressão e hábitos de consumo de álcool. E descobriram que o consumo moderado de vinho (de 2 a 7 taças por semana) foi associado a uma taxa 32% menor de incidência de depressão.

Esse resultado foi divulgado por meio de um artigo publicado no periódico médico BMC Medicine.

Os cientistas espanhóis têm algumas teorias para seus resultados. É possível que as pessoas que costumam beber vinho desfrutem de uma melhor saúde mental, por razões de estilo de vida, apenas. Por outro lado, o resveratrol presente principalmente no vinho tinto teoricamente possui propriedades neuroprotetoras, que atuam em uma estrutura do cérebro chamada hipocampo.

Os pesquisadores, no entanto, enfatizam uma importante questão. O estudo sugere que o vinho pode ajudar a prevenir a depressão, mas não é possível afirmar que o vinho traga benefícios àquelas pessoas que já estão deprimidas. A diferença entre prevenção e tratamento, nesse caso, deve ser muito bem observada.

Na dúvida, consulte sempre um médico.

Ah, e para ler mais artigos sobre o vinho e a saúde, clique aqui!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.