In Vino Veritas

Uma pesquisa apresentada em Barcelona, no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, tende a causar polêmica, no mundo do vinho.

O estudo, chamado In Vino Veritas (No Vinho, a Verdade), realizado por cientistas da República Tcheca, fez um comparativo entre o vinho branco e o vinho tinto, em relação aos benefícios causados à nossa saúde.

Para isso, foram escolhidas 146 pessoas com risco de aterosclerose considerado de leve a moderado, confome parâmetros científicos. Aterosclerose, vale lembrar, é a formação de placas, principalmente de gordura, nas artérias do coração e em suas ramificações, o que pode provocar infarto e outras doenças cardiovasculares.

Esses voluntários foram divididos, aleatoriamente, em dois grupos. Um que consumiu vinho tinto à base de Pinot Noir, e outro que consumiu vinho branco produzido com Chardonnay e Pinot Noir.

Os vinhos, do mesmo produtor e elaborados com uvas do mesmo vinhedo e da mesma safra, foram previamente analisados em laboratório, onde ficou comprovado que o vinho tinto possuía maior quantidade de componentes como polifenóis, flavonoides, antocianinas...

Durante 12 meses, essas pessoas consumiram vinho 5 vezes por semana, sendo que a quantidade feminina variava entre 200 e 300 ml diários, e a quantidade masculina entre 300 e 400 ml diários (de acordo com o peso corpóreo de cada indivíduo).

Ao final do período, foram verificados índices de HDL, LDL, triglicerídeos, proteína-C reativa, glicose, entre outros.

Eis aqui algumas das conclusões que acabam de ser divulgadas, na pesquisa:

 O consumo moderado de vinho contribuiu para a redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e para a redução de colesterol total, nas pessoas.

 O aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) foi verificado, entre os participantes do estudo, somente nos indivíduos que declararam prática regular de atividade física, ao menos 2 vezes por semana.

 Os melhores resultados a longo prazo foram obtidos, dessa maneira, pela associação do exercício físico regular com o consumo moderado de vinho.

Por fim, os pesquisadores não encontraram diferenças estatísticas significativas entre os resultados obtidos pelo grupo que consumiu vinho tinto, comparado ao grupo que consumiu vinho branco.

É, o mundo do vinho adora uma polêmica. A ciência, também.

Que venham mais pesquisas! E um brinde à nossa saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.