Vinhos finos ou vinhos de mesa?

Muita gente nem se dá conta disso, mas existem dois tipos bastante distintos de vinhos. Você sabe quais são?

 Vinhos finos

Segundo a legislação brasileira, só podem ser considerados vinhos finos aqueles produzidos, exclusivamente, com uma das milhares de variedades da Vitis Vinifera, que é a espécie tradicionalmente cultivada para produção de vinho.

As uvas da espécie Vitis Vinifera são muito diferentes das uvas de mesa, pois são menores e têm casca mais grossa e mais densa. Não são uvas para consumo direto, e produzem vinhos mais estruturados e complexos.

E quais são essas variedades? Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Pinot Noir, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, etc, etc e etc...

 Vinhos de mesa

Antigamente conhecido como vinho comum, é produzido com uvas de mesa de variedades americanas, como as da espécie Vitis Labrusca, ou então com variedades híbridas. Esse vinho passa por um processo mais curto de fermentação, e em geral, não passa por qualquer envelhecimento.

São os conhecidos vinhos de colônia, que apresentam gosto e cheiro de uva bastante presentes. Esses vinhos, em geral suaves (ou seja, mais adocicados), eventualmente também são secos.

Algumas das uvas utilizadas na produção dos vinhos de mesa são: Niágara, Isabel, Concord e Bordô. Essas variedades, além de também produzirem vinho, são bastante recomendadas para a produção de sucos e uvas passas.

 Por quê?

E por que existe essa distinção formal? Durante nossa colonização, as cepas europeias de Vitis Vinifera trazidas ao Brasil tiveram dificuldades para serem cultivadas, pois são variedades que prosperam com mais facilidade em climas temperados do que em climas tropicais.

Assim, ditado pelo clima, por fatores econômicos e culturais, o Brasil passou a ser um produtor de vinho, essencialmente, a princípio, a partir de uvas de mesa.

Mas, há algumas décadas, o Brasil também aderiu a uma tendência mundial do mercado de vinho, que busca maior qualificação, com a substituição de uvas comuns por cepas viníferas. E temos colhido excelentes resultados, com vinhos finos brasileiros reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade, principalmente os espumantes.

 E, por fim...

O vinho de mesa brasileiro não tem nenhuma relação com o vin de table francês, ou com o vino di tavola italiano. Os dois exemplos europeus são produzidos com uvas Vitis Vinifera, e não com uvas de mesa. Levam esse nome devido ao sistema de classificação de vinhos específico de seus países.

Bom, degustar vinho é sempre bom. Harmonizado com informação e conhecimento, fica ainda mais prazeroso...

Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.