As frutas dentro da sua taça

Já sabemos que a única fruta dentro de uma taça de vinho é mesmo a uva. Mas os aromas, não. Se ficarmos atentos ao que o nosso olfato nos conta, ao entrar em contato com uma taça de vinho, vamos encontrar muitas outras frutas, com certeza!

Isso porque utilizamos referências conhecidas para descrever as sensações aromáticas que sentimos. Só é possível descrever um cheiro, por meio de uma analogia com outro cheiro conhecido.

 As frutas nos tintos

Se a sua taça for de vinho tinto, as frutas mais prováveis do seu nariz reconhecer são as frutas silvestres, vermelhas ou pretas.

Frutas vermelhas, como cereja, morango e framboesa, podem ser encontradas nos vinhos elaborados a partir das uvas Gamay, Grenache, Pinot Noir, Sangiovese, Touriga Nacional...

Já as frutas pretas, como amora, mirtilo, ameixa e cassis, são mais comuns nos Cabernet Sauvignon, Cinsault, Malbec, Merlot, Mourvèdre, Syrah...

 As frutas nos brancos

Se a sua taça for de vinho branco, você certamente encontrará associações com aromas de frutas cítricas. Aromas como limão e limão siciliano são muito comuns em vinhos brancos, mas outros aromas cítricos como laranja, tangerina e toranja também podem ser encontrados, em vinhos mais complexos.

Frutas tropicais ou exóticas, como abacaxi, lichia, maçã verde, pêssego e damasco, aparecem, por exemplo, nos exemplares produzidos com as uvas Albariño, Chasselas, Riesling, Marsanne, Roussanne, Viognier e Gewüztraminer.

Já frutas como maçã vermelha ou pera são mais comuns de serem reconhecidas nas cepas Pinot Grigio, Soave, Sauvignon Blanc, Sémillon e Chardonnay.

Você nunca havia pensado que uma salada de frutas poderia ser tão prazerosa, não é mesmo?

Ah, uma ressalva. O único vinho que notoriamente traz consigo aromas de uva é o elaborado com variedades da família Moscatel. Se quiser ler mais sobre Moscatel, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.