Côtes du Rhône

Vamos por partes, e vamos “começar do começo”. Rhône é um dos principais rios da Europa, que nasce na Suiça e desce pelo sudeste francês, desaguando no Mar Mediterrâneo. O Vale do Rhône, formado pelo rio, é onde fica a região vinícola do Rhône. E Côtes du Rhône é a principal denominação de origem (Appellation d'Origine Contrôlée) desta região.

Os vinhedos ao redor do Vale do Rhône dividem-se naturalmente em duas sub-regiões com tradições vitivinícolas distintas:

 Rhône do Norte (que os franceses chamam de Rhône setentrional). Produz cerca de 10% dos vinhos da região, via de regra sempre excelentes. Merecem atenção os brancos produzidos com Marsanne, Roussane e Viognier, mas os picantes e elegantes Syrah do Rhône do Norte são considerados os melhores Syrah do mundo!

 Rhône do Sul (que os franceses chamam de Rhône meridional). Produz cerca de 90% dos vinhos da região, com enorme diversidade. A variedade predominante de uva é a Grenache, seguida pela Syrah e Mourvèdre. Cortes multivarietais são muito comuns.

A denominação Côtes du Rhône pode ser utilizada em 171 diferentes municípios localizados ao longo do Vale do Rhône, Norte e Sul. Já a denominação Côtes du Rhône-Villages significa uma distinção permitida somente em 95 desses distritos, todos localizados no Rhône do Sul.

Quer entender melhor o que é uma denominação de origem? Clique aqui.

Ao todo, 21 diferentes cepas são autorizadas nos vinhos de Côtes du Rhône. Grenache deve constituir pelo menos 40% das uvas utilizadas na produção dos tintos (exceto para os Syrah do Norte). A colheita das uvas acontece durante tradicionais festivais ao longo de todo o Vale, atraindo muitos turistas.

Os vinhos de Côtes du Rhône são predominantemente tintos (88% da produção), com estilos que variam de leves e frutados até os exemplares mais tânicos, mas passando também por deliciosos rosés (que representam 8% do total) e brancos (4%).

Na sua viagem particular pelo mundo dos vinhos, quando passar pela França, não se atente apenas a Bordeaux e Borgonha. Preste atenção, também, nos vinhos de Côtes du Rhône... Vai valer a pena!

E, se quiser ler sobre outros destinos interessantes do mundo do vinho, clique aqui




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.