Bairrada

Região vinícola portuguesa, muito plana, de forte influência atlântica, de onde saem vinhos maravilhosos. Bem-vindo à Barraida!

A Bairrada está entre dois importantes centros urbanos e universitários: Coimbra e Aveiro. Aliás, citamos a Universidade de Aveiro em um outro artigo. Se quiser ler, clique aqui.

E como são os vinhos dessa denominação? Segundo as regras da Comissão Vitivinícola da Bairrada, as vinhas devem ser previamente cadastradas, e conter as castas indicadas na lei; a produção não deve exceder os 55hl/ha (hectolitros por hectare) para os vinhos tintos, e 70hl/ha para vinhos brancos, rosés e espumantes.

 tintos

Os vinhos tintos da Bairrada são estruturados, elegantes, e longevos. A região, que produzia praticamente uma única uva tinta, a Baga, que continua sendo a principal delas, atualmente também oferece outras castas, como Camarate, Jaen, Tinta Roriz, Touriga Nacional, e até Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. A cor granada a rubi toma nuances acastanhados com o envelhecimento, e os aromas frutados evoluem, com a idade, para aromas mais complexos.

 brancos

Os vinhos brancos da Bairrada são produzidos principalmente com as uvas Arinto, Bical, Cercial, Maria Gomes (esse é o nome que recebe a Fernão Pires, na Bairrada), além de Chardonnay e Sauvignon Blanc. Esses são vinhos naturalmente frescos e de aromas delicados. De cor amarela, eventualmente com reflexos verdes, apresentam aromas frutados, quando novos, e envelhecem tornando-se harmoniosos e persistentes.

 rosés

De acidez moderadamente elevada, os rosés da denominação de origem Bairrada são vinhos muito frescos, de aroma frutado, de cores que vão do salmão ao avermelhado. A principal cepa utilizada, na produção desses vinhos, é também a Baga, assim como no caso dos tintos.

 espumantes

A Bairrada é a mais antiga e importante região de espumantes de Portugal. Esses vinhos, geralmente secos, e produzidos pelo método tradicional (segunda fermentação em garrafa, como feito em Champagne), apresentam aromas florais ou frutados quando jovens, e mais complexos, com o envelhecimento.

Todas essas são boas opções para acompanhar as comidas típicas da Bairrada: sopas de peixe e entradas à base de mariscos, peixes assados (principalmente robalo), e leitão assado em forno de lenha.

Uma dica: Ao visitar Portugal, seu roteiro enoturístico pode incluir o Museu do Vinho Bairrada. Inaugurado em 2003, fica na cidade de Anadia, considerada a capital do vinho, na região. Ele abriga peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais. E aproveite, é claro, para tomar um bom vinho!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.