Pfalz

Pfalz, ou em português, Palatinado, é uma região no sudoeste da Alemanha, famosa por seus vinhos.

Vizinha da francesa Alsácia, Pfalz também é uma terra de Riesling (para ler sobre Alsácia, clique aqui).

Na realidade, a região de Pfalz é considerada a maior produtora de Riesling em todo o mundo. A uva Riesling ocupa entre 20 e 25% de todos os vinhedos de Pfalz.

Outras cepas comuns da região são Gewürztraminer, Scheurebe e as tintas Dornfelder, Portugieses, Grauburgunder, Spätburgunder e Regent.

É a variedade dos solos dos vinhedos, uma mistura que vai de arenito a solos vulcânicos, que permite o cultivo desta grande gama de uvas. Há espaço até mesmo para cepas originalmente mediterrâneas, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Tempranillo e Syrah.

No total, são 45 variedades de uva branca e 22 de uva tinta, com permissão para serem cultivadas em Pfalz. A produção do vinho está dividida em aproximadamente 60% de vinho branco e 40% de vinho tinto. Como curiosidade, vale saber que Pfalz é a região alemã que mais produz vinho tinto, em todo o país. E, desde a década de 1990, tem havido um aumento na produção de vinho espumante, feito de Riesling.

O clima em Pfalz é ameno. É raríssimo acontecer um inverno rigoroso que gele as videiras, ou um verão que seque as uvas. A natureza é muito generosa com Pfalz, trazendo 2.000 horas de sol por ano, e um outono tardio e dourado.

Os vinhos de Pfalz são tradicionalmente secos (trocken) e encorpados, salvo um ou outro Portugieses doce. Os vinhos tintos costumam passar por fermentação malolática e amadurecer algum tempo em carvalho.

As maiores cidades produtoras de vinho na Alemanha, Landau e Neustadt, ficam em Pfalz. Aqui, mais de 3 mil famílias de vinicultores dedicam-se ao cuidadoso cultivo dos vinhedos profissionalmente, ou como atividade paralela.

Passear por Pfalz traz ainda uma supresa: há a possibilidade de fazer degustações por todo o lugar.

As cidades de Pfalz são pequenas, e seus habitantes valorizam tudo o que uma comunidade pequena oferece. Todos se conhecem e festejam juntos.

São muitas festas do vinho, ao longo do ano, em que todos sentam-se tradicionalmente em longas mesas, bebendo com os habitantes locais, em grande copos. Nessas festas, o vinho muitas vezes é servido em uma mistura com água com gás, numa refrescante bebida popular chamada Schorle.

Pitoresco, não é?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.