Sierra Foothills

No norte da Califórnia, a duas horas de carro de San Francisco, fica Sierra Foothills, terra de vinhos para lá de interessantes!

Sierra Foothills é uma denominação oficialmente reconhecida desde 1987, pela legislação que rege o sistema dos Estados Unidos, que leva o nome de Área de Viticultura Americana (AVA).

Mas as uvas viníferas chegaram a essa região da Califórnia bem antes disso, na metade do século 19, durante um período de intenso movimento migratório que ficou conhecido como Corrida do Ouro. Ao que consta, em 1856, um suíço chamado Adam Uhlinger plantou as primeiras vinhas na região.

Os vinhedos de Sierra Foothills, no sopé da Cordilheira de Serra Nevada, são plantados em altitudes que variam de 300 a 900 metros, e em solos que variam muito também, podendo ser de argila arenosa, de granito decomposto, e até mesmo vulcânico. Isso significa diferentes terroirs. E esse é um dos motivos para a criação de sub-denominações de origem, em Sierra Foothills: El Dorado, Fair Play, Shenandoah Valley, Fiddletown e North Yuba.

A escassez de água na região contribui para que os rendimentos sejam baixos, o que já sabemos que propicia concentração de aromas e de sabores nas uvas, e, consequentemente, nos vinhos.

Em Sierra Foothills é possível verificar quatro estações do ano bem distintas, chegando, inclusive, a nevar no inverno. O clima de Sierra Foothills é muito propício para o excelente desenvolvimento da Zinfandel. Prova disso são as diversas vinhas com mais de 100 anos que podemos encontrar, na região!

Mas a diversidade de condições e paisagens faz com que Sierra Foothills seja uma casa fértil para mais de quarenta variedades, como as tintas Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Cabernet Franc, Barbera, Sangiovese e Tempranillo, e como as brancas Chardonnay, Viognier, Riesling, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.

Ao todo, são mais de 100 vinícolas produzindo vinhos em Sierra Foothills. Vinhos que merecem ser conhecidos e degustados, de uma região que merece ser conhecida e visitada!

E se quiser ler mais sobre os vinhos dos Estados Unidos, clique aqui!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.