O vinho e suas curiosidades

O vinho estimula todos os nossos sentidos, e também nossa curiosidade (mais importante que o conhecimento, segundo Einstein). Selecionamos uma dúzia de fatos curiosos a respeito do vinho. Divirta-se!

 

As uvas viníferas ocupam a posição número um entre as todas as frutas do mundo, em termos de área cultivada ocupada no planeta.

 

O vinho é tão presente na Bíblia, que, em todo o Velho Testamento, o Livro de Jonas é o único onde não encontramos nenhuma referência ao assunto.

 

Alguns especialistas costumam distinguir os termos aroma e bouquet. Aroma seria o cheiro do vinho jovem, enquanto bouquet seria o cheiro do vinho envelhecido.

 

A cozinha, normalmente, é o pior lugar para se guardar o vinho, pois a temperatura costuma ser mais alta que a ideal, e ironicamente, o interior das geladeiras é frio demais.

 

Sem contar a influência do carvalho, tons mais escuros de vinho (tintos profundos e brancos dourados) vêm geralmente de climas quentes. Cores mais claras, especialmente em brancos, costumam vir de climas mais frios.

 

Tecnicamente, amadurecer e envelhecer não é considerado exatamente igual. Os vinhos amadurecem enquanto estão em barris de carvalho ou em cubas de aço inoxidável, e envelhecem depois de engarrafados.

 

Uma videira recém-plantada demora entre quatro e cinco anos até que seus primeiros frutos possam ser colhidos para a produção de vinho.

 

Existem aproximadamente 10 mil variedades de uvas viníferas, mas apenas pouquíssimas delas – talvez 50 – são comumente usadas pelos produtores internacionais de vinhos.

 

O Código de Hamurabi, conjunto de leis da Mesopotâmia, inclui uma lei que punia a fraude na venda de vinhos: os criminosos eram afogados em um rio.

 

Os jarros de vinho encontrados na tumba de Tutancâmon possuem rótulo com ano, nome do produtor, e comentários sobre a qualidade da bebida. São tão específicos que atendem leis modernas de vários países.

 

Teoricamente, mulheres tendem a ser melhores degustadoras de vinho do que homens, já que possuem olfato mais aguçado, principalmente na idade fértil.

 

Falando em mulheres, elas eram proibidas de beber vinho, na Roma Antiga. Se o marido encontrasse a esposa bebendo, ele tinha o direito de matá-la. Ainda bem que os tempos mudaram...





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.