Vinhos e fatos

Degustar um bom vinho é um prazer cada vez mais frequente entre nós, brasileiros. Falar sobre vinho, também. Sendo assim, vamos contribuir com um pouquinho mais de assunto, sobre esse assunto...

 O vinho se faz sozinho

Uvas prensadas vão se transformar em vinho por si só. A levedura que vive na casca da uva vai fermentar e fazer o açúcar transformar-se em álcool. E foi assim, provavelmente ao acaso, que nossos ancestrais descobriram o vinho!

 O vinho já salvou vidas

O primeiro benefício à saúde que se conhece, do vinho, é que ele serviu para substituir e também para purificar a água consumida pelo ser humano, em tempos remotos. O alto conteúdo de álcool da fermentação natural mata as bactérias de forma muito eficiente. Quer ler mais sobre isso? Clique aqui.

 O vinho movimenta o turismo

Um exemplo é a Califórnia, onde a vinha é amplamente cultivada, e há muitos produtores de vinho. Lá, o enoturismo perde apenas para a Disneyland, em popularidade com os turistas.

 O aquecimento global afeta o mapa de produção do vinho

É provável que no futuro possamos cultivar uvas tintas em locais atualmente muito frios, aptos somente à produção de vinhos brancos e espumantes. Em contrapartida, o aumento de temperatura em regiões já quentes pode inviabilizar o cultivo de uvas mais delicadas.

 Rolhas naturais, de cortiça, não são a única alternativa

Tampas de rosca e rolhas sintéticas são soluções cada vez mais presentes no dia a dia de quem aprecia vinho. Mas as rolhas naturais de cortiça, produzidas a partir da casca do carvalho, ainda possuem a preferência do consumidor. Para ler sobre a polêmica entre rolhas naturais e rolhas sintéticas, clique aqui. Ou, para ler sobre tampas de rosca, clique aqui.

 Dentro de cada taça, há alguns números curiosos

Aproximadamente 180 ml de vinho. Um cacho inteiro. Cerca de 75 bagos de uva! E quantas calorias? Algo entre 100 e 300 kcal. Para uma taça de vinho tinto seco, de teor alcoólico inferior a 13,5°, considere 150 kcal.

Vinho é paixão. Vinho é saúde. E vinho também é cultura...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.