Destruindo mitos

Os mitos do vinho são quase tão inúmeros quanto as lendas urbanas... Não acredite em tudo o que ouve, e desconfie dos entendidos de plantão...

 As lágrimas do vinho são um sinal de qualidade? MITO. Não há relação, entre as lágrimas do vinho, nem com a qualidade, nem com a doçura e nem com a viscosidade da bebida. As gotas que escorrem pela taça, quando giramos o vinho, ocorrem em função da presença de álcool no líquido. Para ler sobre esse fenômeno, chamado efeito Marangoni, clique aqui.

 Só o vinho branco precisa ser refrescado? MITO. A ideia de que o vinho tinto deve ser servido à temperatura ambiente faz sentido, e teve sua origem, no frio dos castelos medievais da Europa. 

 O álcool destrói células do cérebro? MITO. Na realidade, existem pesquisas que associam o consumo moderado de vinho a um aumento da nossa capacidade cognitiva. Se quiser ler, clique aqui.

 Homens e mulheres de mesma altura e peso têm a mesma resistência ao álcool? MITO. Quer seja pela diferença de relação de gordura corpórea, ou pela diferença da atividade de uma enzima responsável pela decomposição do álcool, o fato é que as mulheres são mais sensíveis ao álcool. Leia aqui.

 Chardonnay é um vinho fora de moda? MITO. Esse continua sendo o vinho branco mais consumido no mundo. Entenda de onde veio essa ideia, clicando aqui.

 O consumo de álcool provoca aumento de peso? MITO. Não há associação entre o consumo de vinho e o aumento de sobrepeso ou obesidade. Pelo contrário, é possível encontrar associações, em alguns casos, até à perda de peso. Se quiser ler mais, clique aqui. E, se quiser ficar familiarizado com o valor calórico do vinho, para fazer suas escolhas de maneira consciente, clique aqui.

 Vinho branco não pode envelhecer? MITO. A capacidade de envelhecimento do vinho está relacionada, entre outros fatores, à quantidade de taninos e à acidez, que são conservantes naturais. Vinhos brancos podem ter menos taninos que os tintos, mas em contrapartida, muitas vezes têm maior acidez.

 Ingerir álcool, ao longo dos anos, torna a pessoa alcoólatra? MITO. Não há base científica para sustentar essa tese. A Organização Mundial de Saúde considera o alcoolismo uma doença com componentes físicos e mentais, nem todos ainda completamente compreendidos.

 Champagne pede um cardápio requintado? MITO. Esse é um dos vinhos mais versáteis, de todos. Pode ser perfeitamente servido da entrada à sobremesa, com pipoca ou com lagosta. 

 Tampas de rosca são úteis somente em vinhos de menor qualidade? MITO. Já há especialistas, ainda uma minoria, é verdade, que defendem a supremacia da tampa de rosca sobre as tradicionais rolhas de cortiça, mesmo para vinhos de guarda. Se quiser ler mais sobre o assunto, clique aqui.

Certamente essa lista de mitos sobre o vinho vai longe. Não é à toa que temos uma seção inteiramente dedicada a eles. Acesse, clicando aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.