O Chile do futuro

Fique atento aos tintos chilenos. Você está prestes a assistir a uma interessante mudança de estilo de vinificação. Uma retomada, na realidade, de ideias que haviam ficado para trás.

Durante o século 20, os vinhos em geral, ainda mais os do Novo Mundo, viveram um processo de aumento da graduação alcoólica e de diminuição na acidez. Sem falar no aumento do nível de taninos, principalmente nas últimas décadas. Alguns críticos vêm sinalizando uma certa padronização desses vinhos, desfavorável ao mercado e ao paladar.

Pois bem. Os chilenos estão em busca do vinho perdido, por assim dizer.

Alguns dos mais importantes enólogos do Chile vêm sistematicamente reduzindo os níveis de álcool em seus vinhos, e reduzindo também a influência do carvalho neles. Dessa maneira, passarão a nos apresentar, nas próximas safras, não somente vinhos impressionantes, mas também vinhos mais agradáveis.

A ideia é produzir vinhos mais equilibrados, com mais frescor, com menos álcool, mais acidez, menos carvalho, e com taninos ainda mais macios. Essas mudanças são bem-vindas para, por exemplo, fazer com que os vinhos sejam mais parceiros das refeições, mais compatíveis com os alimentos, evitando dominá-los.

No que diz respeito à influência do carvalho, há nitidamente uma redução no percentual do vinho que tem contato com barricas novas, cheias de compostos aromáticos e taninos. Há também um visível aumento no número de enólogos que recorrem aos tanques de concreto, que reconhecidamente propiciam o desenvolvimento da complexidade de um bom vinho.

Preste atenção. Um sinal evidente dessa tendência, no Chile, é facilmente constatável. A graduação alcoólica, sempre impressa nos rótulos, por obrigatoriedade da lei, está, aos poucos, diminuindo. Alguns vinhos que apresentavam, até então, teor alcoólico entre 14 e 15°, estão vindo com teor que se aproxima de 13,5°. Alguns até com menos, em um estilo que remete aos famosos e elegantes franceses de Bordeaux, com menos de 13°.

Isso não é um acaso, é absolutamente intencional e planejado. Basta ver que a colheita tem sido por vezes antecipada, para que as uvas ainda não tenham tantos açúcares, e, com isso, o vinho final não tenha tanto álcool.

Os enólogos chilenos sabem onde querem chegar, e para onde querem levar nossas sensações durante a degustação de seus vinhos. Então, nossa sugestão é deixá-los nos guiar nessa viagem...

E, se quiser ler sobre as mudanças que aconteceram nos vinhos, durante o século 20, clique aqui. Ou então, se quiser ler sobre tanques de concreto, e outras alternativas para reduzir a influência do carvalho nos vinhos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.