Caminhos para a enologia

Enólogo é o profissional especialista na produção de vinhos, um sonho para muitos amantes da bebida. Mas como chegar lá?

Existem, no Brasil, cursos que preparam para atuar em toda a cadeia da vitivinicultura. E eles são ofertados em diferentes níveis.

No ensino médio, existem no mercado cursos Técnicos em Viticultura e Enologia, destinados a alunos que concluíram o ensino fundamental. Nesse caso, a grade curricular compreende tanto os conteúdos do ensino médio, em si, como as disciplinas técnicas, próprias da área. Quem opta por essa escolha considera a vantagem de iniciar uma profissão mais cedo.

Outra porta de entrada, para a profissão, é o curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia. Como é um curso de nível superior, é necessário ter concluído o ensino médio, para ingressar. E, como trabalha uma abordagem mais focada na área, tem duração de apenas 3 anos, ou 6 semestres.

Outra alternativa é o Bacharelado em Enologia, um curso ainda recente no Brasil. A diferença entre tecnologia e bacharelado é que o bacharelado é a formação superior tradicional, com grade mais ampla e, nesse caso, com duração de 4 anos.

Agora, para aqueles profissionais que já são graduados em áreas relacionadas à vitivinicultura, ou que possuem experiência comprovada na área, com especialização ou cursos de extensão, é possível cursar até mesmo um mestrado! Um Mestrado em Gestão Vitivinícola forma profissionais altamente qualificados, em 2 anos de estudos que incluem a defesa do trabalho de conclusão.

Claro que esses ainda não são cursos disponíveis em todo o país, até mesmo em função de sua especificidade. Os cursos de tecnologia são encontrados, por exemplo, na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, nos estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo. O bacharelado é oferecido, por exemplo, na Universidade Federal do Pampa. O mestrado, por sua vez, pode ser cursado na Universidade de Caxias do Sul.

Que tal pensar, ou repensar, o seu futuro profissional?

Se você gostou da ideia, e se quiser conhecer outras profissões do mundo do vinho, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.