Bouquet Nouveau

Recomendação Tintos&Tantos

Bouquet Nouveau

Vinhos são bebidas produzidas exclusivamente a partir das uvas. Mas dentro de cada garrafa podemos encontrar, também, uma boa história para ser contada. Esse é um caso emblemático.

Era uma vez uma uva. Que nasceu em 1951, na Bulgária, em uma região chamada Pleven. Seus pais? Pinot Noir e Mavrud. Seu nome? Bouquet.

Essa uva chamada Bouquet herdou a elegância e a acidez da Pinot Noir, e a estrutura e a picância da Mavrud.

Ela ainda pode ser considerada uma verdadeira raridade, pois existem apenas cerca de 200 hectares dedicados ao seu cultivo, até o momento, e exclusivamente na Bulgária, até onde se sabe.

E esse vinho, chamado Bouquet Nouveau, só por trazer essa raridade de uva até nós, já merecia uma recomendação. Porém, esse é um vinho que ainda tem muito mais a oferecer! Acompanhe...

Trata-se de um vinho orgânico, até porque essa é uma preocupação bastante presente no DNA da vinícola Edoardo Miroglio, que centrou esforços para obter esse tipo de certificação.

Para entender o Bouquet Nouveau, também é interessante relembrar, ou conhecer, o que é maceração carbônica: um processo de vinificação diferente do tradicional. Em vez da fermentação que acontece no contato de leveduras com o oxigênio, a maceração carbônica produz vinhos um ambiente repleto de gás carbônico e praticamente sem nenhum oxigênio, e também sem a introdução de leveduras selecionadas, utilizando apenas aquelas já naturalmente presentes na própria fruta e no meio ambiente.

Edoardo Miroglio produz esse vinho utilizando o método de maceração carbônica, inspirado no famoso (mas também polêmico) vinho francês Beaujolais Nouveau, com um resultado para lá de surpreendente, e que lembra muito esse clássico francês.

O Bouquet Nouveau é um vinho de cor brilhante e suave, muito frutado, fresco e leve, e com taninos incrivelmente macios.

Com apenas 12% de teor alcoólico, o Bouquet Nouveau pode acompanhar muito bem, na nossa opinião, massa com molho de tomates, pizzas, carnes leves e queijos cremosos de casca macia, como brie e camembert.

Servido a aproximadamente 13°C, é fácil perceber a riqueza de aromas e o frescor que o Bouquet Nouveau tem a oferecer.

Um vinho que não tem a obrigação nem a pretensão de envelhecer nas adegas, porque ele é próprio para ser consumido durante a sua juventude, como o que degustamos, que era da safra de 2017.

Um vinho muito fácil de beber. Um vinho para o meio da tarde. Para a beira da piscina. Para o calor do verão. Um vinho para distrair.

Importado pela Winelands, o Bouquet Nouveau é também uma excelente escolha para presentear, por sua história tão inusitada! Certamente vai surpreender o presenteado, com uma ótima relação custo X benefício para quem comprar.

Para finalizar, se quiser ler um pouco mais sobre o cultivo da vinha e a produção de vinho na Bulgária, clique aqui.

Ou, se quiser conhecer um vinho que também recomendamos, elaborado com a uva Mavrud, aquela que foi cruzada com a Pinot Noir para criar a Bouquet, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.