Schonburger

Essa uva é uma raridade. Ela merece ser mais conhecida. Ou melhor, nós, amantes de vinho, merecemos conhecê-la!

Seu nome pode ser grafado como Schonburger, Schönburger e Schoenburger. A OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) reconhece, também, o nome Rosa Muscat como um sinônimo.

Essa cepa nasceu do cruzamento entre a Pinot Noir e uma variedade chamada Pirovano 1, nascida do cruzamento entre a Chasselas e a Muscat Hamburg.

Ela foi criada na Alemanha, no Geisenheim Grape Breeding Institute, sendo identificada como Geisenheim 15-114, e lançada ao mercado em 1979, com o objetivo de ser uma uva resistente ao clima frio daquele país.

Além de ser cultivada na Alemanha, a Schonburger é uma variedade também encontrada na Inglaterra, no Canadá, na Austrália e nos Estados Unidos. Seus melhores resultados, segundo especialistas, estão nos vinhos ingleses.

Uma característica da Schonburger é que ela é utilizada não apenas para vinificação, mas também para o seu consumo in natura, e ela é realmente muito doce ao paladar!

De maturação precoce, pele grossa e acidez relativamente baixa, essa é uma cepa que pode ser cultivada tanto ao ar livre, como em ambientes cobertos.

A Schonburger costuma produzir estilos distintos de vinho: brancos leves e frutados, vinhos espumantes, e também vinhos de sobremesa de colheita tardia.

O vinho elaborado com a Schonburger tende a ser amarelo claro. Muito aromático, em geral remete a pétalas de rosas e a frutas tropicais. Também é muito comum encontrarmos associações com damasco, mel e especiarias.

Um Schonburger de colheita tardia, encorpado e equilibrado, combina muito bem quando harmonizado com queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, e também com queijos cremosos como brie e camembert. Além disso, claro que é uma ótima companhia para sobremesas, em geral.

Em contrapartida, um espumante produzido com Schonburger, muito claro e normalmente elaborado a partir do método tradicional, como em Champagne, é uma ótima escolha para acompanhar sushis e vieiras.

Não é fácil, pelo menos por enquanto, encontrar vinhos feitos com essa uva. Sendo assim, se topar com um destes pela frente, não perca a oportunidade de degustá-lo!

Para encerrar, se quiser conhecer e ler mais sobre outas cepas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.