Gewürztraminer

Uma variedade de nome difícil, de pele grossa e rosada, e que está por trás de alguns dos vinhos mais aromáticos de todo o mundo. Produz desde líquidos secos até excelentes doces. Além disso, uma uva que provoca reações extremas, mas nunca indiferença...

Gewürz, em alemão, significa tempero. Essa é uma referência ao caráter picante e aromático desta cepa, e de seus vinhos.

Os aromas mais associados a um Gewürztraminer, em geral, são lichia e pétala de rosa, além de manga, abacaxi, pêssego, damasco, gengibre e canela.

Essa variedade amadurece tão rapidamente, que precisa ser plantada em lugares relativamente frios. Quando há excesso de calor no vinhedo, encontramos flacidez nesse vinho. Se quiser entender melhor o que significa um vinho flácido, clique aqui.

Os melhores exemplos de vinhos produzidos com Gewürztraminer estão em vinhedos Grand Crus da Alsácia, que aliás, é a região que mais cultiva essa variedade, no mundo. Mas também é possível encontrar excelentes vinhos desta uva na Nova Zelândia, Oregon, Washington, Alemanha e no norte da Itália.

Mesmo as versões secas de vinhos produzidos com a Gewürztraminer, com baixo nível de açúcar residual, tendem a nos dar uma sensação de doçura, principalmente em função do forte impacto aromático. As versões doces de Gewürztraminer são elaboradas a partir de uvas de colheita tardia, atingidas ou não pela podridão nobre, ou até mesmo congeladas no vinhedo.

Para harmonizar um Gewürztraminer, e tornar a sua degustação uma experiência ainda mais prazerosa, experimente os sabores marcantes de uma torta de cebola ou de um frango ao curry. E sirva-o bem gelado, a cerca de 6°C.

Se você estava, até então, entre os que torciam o nariz para a Gewürztraminer, sugerimos que dê a essa cepa uma nova chance. Ela merece. E você, também...

Para finalizar, a grafia correta é Gewürztraminer, ou Gewurztraminer? Em português, o trema foi extinto mas ainda pode aparecer nos nomes estrangeiros que o exijam em sua grafia. E o nome original da uva, em alemão, prevê o uso do trema. Mas em francês, por exemplo, não. Então, escolha sua grafia preferida. Mas não deixe de experimentar o vinho!

E, se quiser ler mais sobre a Alsácia, clique aqui. Ou então, se quiser entender melhor o significado do termo Cru, associado a um vinhedo, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.