Sémillon

Apesar de não ser tão famosa quanto Chardonnay ou Sauvignon Blanc, esta é a uva branca mais plantada em Bordeaux. Um bom motivo para conhecê-la melhor...

Muito suscetível à podridão nobre causada pelo fungo Botrytis cinerea, que desidrata as uvas concentrando açúcares, a Sémillon produz famosos vinhos de sobremesa na região de Bordeaux, particularmente em Sauternes. Se quiser ler mais sobre Sauternes, clique aqui.

Além disso, a cepa descobriu seu segundo lar na Austrália, em Hunter Valley, onde tem sido cada vez mais utilizada em varietais soberbos, secos e ideais para a guarda.

Apesar de tão suscetível ao Botrytis, Sémillon é uma cepa bastante resistente a doenças, e relativamente fácil de cultivar.

Os bagos possuem pele grossa e dourada, podendo assumir um tom rosado ou de cobre no tempo da colheita. É uma uva que demora a brotar, mas que amadurece relativamente cedo.

Os aromas frutados que costumam ser associados à Sémillon são maçã, pera, limão, nectarina, uva, melão e figo, além dos condimentados açafrão, e ervas secas. Versões afetadas pela podridão nobre apresentam damasco, marmelo, pêssego, mel, abacaxi e caramelo.

Mas o fato é que a Sémillon tende a ser mais modesta, tanto em acidez como em compostos aromáticos. Provavelmente foi o que desencadeou sua maior parceria, no mundo do vinho, em cortes com a Sauvignon Blanc.

Em compensação, Sémillon oferece cremosidade em sua textura de seda, que com a passagem pelo carvalho faz surgir aromas de manteiga, creme de leite, baunilha e fumo. Com a idade, inclusive, pode assumir notas de avelã.

Para experimentar vinhos produzidos com Sémillon, harmonize versões secas com um frango assado temperado com ervas, ou então com frutos do mar. Já os vinhos de sobremesa ficam ainda mais incríveis quando acompanhados, por exemplo, por um tradicional pudim de leite.

É, a viagem pelo mundo dos vinhos é longa. Mas é extremamente prazerosa...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.