Castelão

Essa é uma das 250 uvas nativas de Portugal, que formam a identidade única dos vinhos deste país...

A Castelão é uma das variedades mais cultivadas em Portugal, e embora se desenvolva melhor em climas quentes e solos secos e arenosos, é uma casta bastante adaptável. Mas sua preferência por solos difíceis, oferecendo o seu melhor sob condições tão adversas, a faz ter certa fama de masoquista, entre os especialistas...

Essa é uma cepa versátil, capaz de produzir vinhos tintos e rosés fáceis de beber, mas também apta a oferecer também vinhos tintos mais complexos.

Uma característica dos vinhedos de Castelão são os pequenos cachos com bagos escuros também pequenos, proporcionando uma alta quantidade de casca em relação à polpa. Dessa maneira, é uma uva rica em taninos, na sua origem. E seu vinho pode ser um pouco áspero.

Mas como Portugal não costuma ser uma terra de varietais, essa regra vale inclusive para a Castelão. Raramente encontrada em varietais, é bastante comum vê-la cortada com outras uvas nativas portuguesas, como Trincadeira e Aragonês, que a suavizam e a tornam mais acessível em sua juventude.

O vinho produzido a partir da Castelão apresenta aromas de groselha, ameixa em calda, frutos silvestres, flores azuis e notas de caça. Os melhores vinhos da Castelão são estruturados e frutados, têm taninos proeminentes mas não fortes, intensa acidez, e boa capacidade de envelhecimento.

Vinhos de Castelão são excelentes para acompanhar alimentos temperados com ervas aromáticas e condimentados. Harmoniza bem com peixes, lulas, tomates, pimentões. Experimente, por exemplo, com a culinária mexicana!

Aliás, se você aprecia Barbera, Cabernet Franc e Tempranillo, experimentar Castelão é uma boa dica!

E, se quiser ler mais sobre os vinhos de Portugal, clique aqui




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.