Furmint

Uma uva capaz de produzir alguns dos vinhos mais complexos e com maior longevidade, do mundo! Um bom motivo para conhecê-la!

Essa é a variedade mais importante na região húngara de Tokaj, onde são produzidos os vinhos Tokaji. Para ler mais sobre esses vinhos, clique aqui.

A origem desta uva não é tão clara, talvez Itália ou Sérvia. Mas ela acaba sendo considerada nativa da Hungria, onde deve ter chegado, por volta do século 13.

Além da Hungria, Furmint é também cultivada principalmente na Áustria, República Tcheca, Eslováquia e em outros países da Europa Central e Oriental. Mas sua reputação é tamanha que ela já ganhou espaço, pouco, até na África do Sul.

O nome Furmint deriva do francês froment, que significa trigo. O motivo? Sua cor, dourada.

Essas videiras brotam cedo e amadurecem tarde, o que explica a complexidade de aromas e sabores de seus vinhos.

A pele da uva, inicialmente grossa, vai ficando fina e transparente, até o final da maturação. Um tipo de segunda pele é criado, durante o processo, impedindo que o bago se rompa.

Isso permite que o Sol penetre na uva, evaporando seus líquidos, e concentrando seus compostos. A maturação tardia e a pele fina desta uva combinam as condições favoráveis para o desenvolvimento de açúcares e sabores.

Além disso, uvas deixadas na videira tempo suficiente, desenvolvem a famosa podridão nobre. . Para ler mais sobre esse método utilizado na produção de vinhos de sobremesa, clique aqui.

Furmint pode ser utilizada na elaboração tanto de vinhos secos, como de vinhos doces, sempre ricos em álcool e acidez.

Os estilos secos de vinhos à base de Furmint, inclusive, têm sido cada vez mais vistos, com aromas de casca de limão, peras, maçãs e laranjas. Na medida em que envelhecem, esses vinhos adquirem, também, sabores picantes e de nozes. São excelentes combinações para risotos ou bolos de frutas secas e cristalizadas.

Já em suas versões doces, esses vinhos nos remetem a damasco, mel e marzipan, com notas de especiarias e açúcar mascavo. E ficam ainda mais interessantes quando combinados com queijos azuis, ou com foie gras.

Furmint é assim. Incomum, para não dizer rara. E extremamente convidativa. Aceite esse convite...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.