Grechetto

Sua origem é creditada à Grécia, o que explica, inclusive, seu  nome. Mas é considerada uma das muitas uvas nativas italianas, tamanha a tradição de seu cultivo no país, na região da Umbria e nos vizinhos Lazio e Toscana.

Na verdade, a suposta origem grega dessa uva carece de maior validação científica, para ser aceita, visto que algumas pesquisas genéticas já realizadas contestam essa teoria...

Em relação ao nome, alguns costumam dizer que o correto é Grechetto Bianco, mas fala-se somente Grechetto. Na verdade, é o contrário. Seu nome é apenas Grechetto, mas fala-se Grechetto Bianco, como forma de diferenciá-la da uva tinta Grechetto Rosso.

Trata-se de uma uva branca, de baixo rendimento e de pele grossa, o que a faz especialmente capaz de produzir aromas e sabores bastante concentrados.

Os aromas mais frequentemente presentes nos vinhos elaborados com a Grechetto são cítricos, frutas tropicais, amêndoas e avelãs. Também é comum ouvirmos menções à mineralidade desses vinhos, característica que anda muito valorizada.

A espessura de sua pele a protege de problemas de cultivo como infecções por fungos, e a torna bastante adequada, também, para a produção de vinhos de colheita tardia, quando ela assume ainda mais os aromas associados a amêndoas e avelãs. Se quiser ler mais sobre colheita tardia, clique aqui.

O vinho produzido com a Grechetto costuma ser relativamente encorpado, ter um sabor macio, equilibrado, e agradavelmente frutado, com uma personalidade picante. A cor desse vinho varia de amarelo palha com reflexos esverdeados à amarelo dourado, com o amadurecimento em carvalho, o que não é o mais comum.

Até pouco tempo atrás, o mais esperado era encontrar essa uva em pequenas proporções dentro de vinhos de corte. Mas a sua reputação em alta tem feito muitos produtores aumentarem sua participação nos vinhos até o limite autorizado em cada denominação, e até mesmo enfrentarem o desafio de vinificá-la em versões varietais, com excelentes resultados.

Para conhecer e degustar cortes com Grechetto, procure pelas denominações Montefalco e Orvieto. Para degustar varietais, busque rótulos identificados somente pela região Umbria IGT (Indicação Geográfica Típica). E, se quiser experimentar Grechetto em colheitas tardias, procure por Umbria Vin Santo.

Grechetto é, sem sombra de dúvida, uma variedade bastante interessante para quem aprecia vinho. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecê-la, não perca mais tempo...

E, se quiser ler sobre outras cepas desse vasto universo, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em