Picpoul Blanc

Picpoul é uma palavra que em francês remete a picadas no lábio, numa clara referência à alta acidez dessa uva, que vale muito a pena ser conhecida!

Não estranhe se o nome dela aparecer diferente, se eventualmente escrito em um rótulo. A grafia do nome dessa cepa pode variar, de Picpoul para Piquepoul, e ambas formas são aceitas.

Falando em rótulos, a denominação de origem mais famosa a produzir vinhos a partir dessa variedade é a Picpoul de Pinet, do Languedoc, na França. Ainda falando em rótulos, ela é uma das muitas uvas utilizadas simultaneamente nos famosos cortes de Châteauneuf-du-Pape. E, surpreendentemente, a Picpoul tem apresentado ótimos resultados em vinhos produzidos na Califórnia!

Mas voltemos à cepa... Primeiro, sua história...

A Picpoul, que a maioria dos estudiosos acredita ser originária de Languedoc, no sul da França, encontra registros do século 17 que já comprovavam sua existência na região. Em 1618, o botânico J. B. Maniol a citou como uma das uvas do Languedoc mais conhecidas, em sua obra Sylve Plantarium. E, foi graças a sua capacidade de se desenvolver bem em solos arenosos, que a Picpoul não foi extinta à época da filoxera. Se quiser ler mais sobre esse assunto, clique aqui.

Trata-se de uma variedade que exige trabalho por parte de quem a cultiva. Brota cedo, mas amadurece relativamente tarde, ficando assim mais suscetível às geadas.

Por outro lado, é uma variedade interessante, que consegue manter sua alta acidez mesmo em climas quentes como o do Mediterrâneo ou o californiano.

Os bagos da Picpoul são ovais e se juntam em cachos soltos, dos quais se desprendem facilmente, aliás. Por isso, antigamente, era comum que os produtores colocassem bandejas sob as videiras, a fim de recolher as uvas caídas.

Ela pode ser encontrada em vinhos varietais, mas acaba sendo bastante comum em cortes, onde oferece a acidez que muitas uvas gostariam de ter, e a Picpoul tem!

Os aromas mais frequentemente associados aos vinhos produzidos com Picpoul são frutas cítricas e ervas.

Para harmonizar um vinho elaborado com a Picpoul, considere peixes como salmão, ou então uma boa e velha bacalhoada! Tem tudo a ver com as tais picadas no lábio da acidez da Picpoul! Para sentir-se no Mediterrâneo, vale, também, combinar esse vinho com mariscos e crustáceos em geral.

A temperatura ideal de serviço é entre 8 e 10°C.

Se você nunca tinha ouvido falar de Picpoul, ou de Picpoul Blanc, saiba que também existem suas variantes Picpoul Gris e Picpoul Noir, ainda mais raras e desconhecidas! Mas elas vão ficar para outro dia...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.