Panetone

A palavra Panetto, em italiano, é um pequeno bolo de pão. Panettone seria um bolo grande. Aliás, quanto maior, melhor...

Uma lenda romântica diz que um rapaz, apaixonado pela filha do padeiro, quis impressionar o sogro e inventou um pão, de tamanho grande e massa delicada, com o topo em formato de uma cúpula de igreja, chamado “Pan de Toni”, pois Toni era o nome do padeiro. E essa é somente uma das muitas lendas que cercam essa delícia.

Oficialmente, diz-se que o panetone surgiu em Milão, mas sua origem pode estar lá atrás, na Roma Antiga. O certo é que o panetone espalhou-se por muitos países, inclusive o Brasil. Sorte nossa.

E são tantas as diferentes versões que encontramos nas prateleiras, que cabe perguntar: qual panetone escolher, e com qual vinho harmonizar?

 Tradicional, com uvas passas e frutas cristalizadas

Um espumante Asti Spumante ou frisante Moscato d’Asti, levemente adocicados, são uma boa escolha para o panetone tradicional. A acidez e a doçura desses vinhos combinam com o sabor frutado cítrico do panetone.

O frescor e a acidez de um italiano Prosecco também vão potencializar os sabores do panetone, e os espumantes nacionais também são bem-vindos.

Um vinho de sobremesa Sauternes vai ficar ainda mais precioso combinado com o sabor de laranja oculto no panetone.

As notas de frutas secas de um português Madeira envelhecido, ou as notas de damasco e pêssego de um húngaro Tokaji também harmonizam de maneira deslumbrante com as uvas passas e frutas do panetone.

 As deliciosas versões de chocolate

A doçura de um vinho do Porto Ruby ou o sabor amadeirado de um Porto Tawny são escolhas quase naturais quando o assunto é chocolate. Mas, se esse chocolate estiver combinado à avelã, em um creme gianduia, surpreenda seu paladar, com a cremosidade doce de um Jerez Pedro Ximenez.

 Quando tem cerejas

Esse panetone pede um vinho charmoso, como Jerez Doce, Sauternes, Tokaji, Porto ou Madeira. Ou então, sirva com um espumante seco.

 Com recheio de doce de leite

Escolha um vinho de colheita tardia, frutado e encorpado, produzido à base de Riesling, Moscatel, Semillon, Sauvignon Blanc, ou Chardonnay. Um Sauternes, ou um Tokaji, são sempre clássicos, mas um Icewine pode dar um charme incrível nessa harmonização. Para conhecer mais sobre Icewines, clique aqui.

Outras boas alternativas são os fortificados Jerez Doce, ou Madeira.

 Recheado de Zabaione, muito italiano

Nesse caso, praticamente não há dúvida: a melhor escolha é o Marsala, fortificado italiano da Sicília, utilizado inclusive como ingrediente do próprio creme Zabaione.

Por fim, a melhor dica de todas: não espere pela noite de Natal para experimentar uma dessas delícias!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.