1ª Degustação de Vinhos do Líbano

A associação formada pelos produtores de vinho do Líbano, constituída em 1997, esteve no Brasil para divulgar seus vinhos, pela primeira vez. E foi surpreendente!

O evento aconteceu em 27 de novembro de 2014, na residência oficial do cônsul do Líbano, onde foram recebidas mais de 400 pessoas, que puderam apreciar e degustar os grandes vinhos produzidos naquele país.

Quem foi em busca de originalidade, de personalidade e de excelência, encontrou.

Um exemplo? Foram servidos vinhos certificados orgânicos, produzidos por monges maronitas, que são cristãos católicos orientais da Igreja Maronita, tradicional no Líbano, que deve seu nome a São Maron. Quem estava lá para apresentar esses vinhos era ninguém mais, ninguém menos, que um dos monges responsáveis por todo o processo de cultivo da uva e produção do vinho. Como eram esses vinhos? Elegantes ao extremo.

Outro exemplo? Foram servidos vinhos brancos muitíssimo interessantes, produzidos exclusivamente com uma uva indígena, nativa e específica do Líbano, chamada Obaideh ou Obeidy. Essa é a mesma uva que os libaneses utilizam para produzir um destilado aromatizado com anis, chamado arak. Nesse caso, quem fazia a apresentação era o próprio dono da vinícola, um profissional que aprendeu o ofício com a história de sua família, de pai para filho, e aperfeiçoou estudando na França. E que vinhos são esses? São vinhos que vêm acumulando medalhas em prêmios internacionais.

Mas isso não foi tudo. Até porque, estavam presentes 10 diferentes produtores. O que é muito representativo para entender os vinhos do Líbano, pois, no total, são apenas 40 produtores, em todo o país.

E cada um desses 10 produtores, presentes na 1ª Degustação de Vinhos do Líbano, trouxe seus melhores exemplares, com brancos e tintos primorosos produzidos com uvas nativas ou internacionais, que encontraram no Líbano as condições perfeitas de cultivo, além de profissionais dedicados e competentes.

Para complementar, os vinhos eram acompanhados pela mais tradicional culinária do Líbano. Espetacular.

Nossos votos para que esses produtores de vinhos tão especiais, e de cultura tão amiga, encontrem no Brasil um mercado receptivo aos seus produtos.

Nossos votos para que os enófilos brasileiros tenham mais acesso aos vinhos libaneses, que carregam não só a história de um país, mas a história da vitivinicultura, em si.

E, se você quiser ler mais sobre a produção de vinhos no Líbano, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em