Patras Roditis

Recomendação Tintos&Tantos

Alfredo Santamaría Crianza

Um vinho branco encantador, de excelente qualidade e com muita história! Vale a pena conhecê-lo!

Produzido na Grécia, na península do Peloponeso, mais especificamente na região de Patras. Diz a lenda que era oferecendo vinhos da região de Patras que Júlio César cortejava Cleópatra! Será?

O Patras Roditis é um vinho branco elaborado com a Roditis Rosada, o que já faz desse vinho uma curiosidade, pois as uvas rosadas representam cerca de 2% do total de uvas cultivadas no mundo.

A Roditis, que é a segunda uva mais cultivada na Grécia, na verdade pode ser rosada ou branca, mas é raro encontrar Roditis Branca, hoje em dia.

E como essa uva é muito vulnerável às condições externas, ela apresenta resultados bem diferentes a depender do terroir. Em planícies baixas e terras férteis os vinhos ficam neutros e desinteressantes, e infelizmente há muita Roditis sendo cultivada ao nível do mar.

Mas não é o caso desse rótulo, tão interessante.

A Cavino, vinícola que produz o Patras Roditis, cultiva essas uvas em vinhas velhas localizadas nas colinas de Aegialia. E, quando as uvas vêm de vinhas montanhosas e de produção controlada, o vinho branco de Patras surpreende-nos com o seu nariz intenso e o seu sabor complexo. Esse é o caso desse elegante rótulo grego. Se você quiser saber como a idade das vinhas impacta na qualidade do vinho a ser produzido, clique aqui.

A safra que provamos do Patras Roditis, de 2015, foi produzida com cuidado extremo desde o início, com o manuseio cuidadoso das vinhas.

Além da fermentação alcoólica a baixas temperaturas, em tanques de aço inox, também contou com dois meses de amadurecimento sur lies, ou seja, em contato com as células mortas das leveduras, após a fermentação, a fim de proporcionar maior complexidade ao vinho.

Com 11,5% de teor alcoólico, a gente sugere que esse vinho seja consumido a aproximadamente 9°C, para garantir todo o seu frescor sem comprometer seus aromas. Se quiser saber mais sobre a influência da temperatura do vinho nas nossas sensações, clique aqui.

Uma boa sugestão para acompanhar o Patras Roditis são peixes crus e ceviches das mais variadas receitas, com peixes crus e frutos do mar marinados em limão. Ou então, junto com uma generosa porção de mariscos ao vinagrete! Sem falar em carnes brancas, que também são muito bem-vindas ao seu lado.

Para encontrar o Patras Roditis, procure pela importadora Winelands, que é quem traz esses vinhos para o Brasil.

E, se quiser conhecer mais um vinho grego que recomendamos, também produzido pela Cavino, clique aqui.

Ou, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.