Nederburg 1791 Pinotage

Recomendação Tintos&Tantos

Nederburg 1791 Pinotage

A África do Sul é um destino ainda considerado exótico, para as férias. Mas é possível estar mais perto desse país, por meio dos seus interessantes vinhos.

Para quem não sabe, a África do Sul está entre os 10 maiores produtores de vinho do mundo! E a Pinotage é uma das uvas mais cultivadas naquele país, além de ser a única autenticamente nativa de lá. Para saber mais sobre uvas nativas, clique aqui.

A Pinotage nasceu do cruzamento de duas uvas clássicas, e a palavra Pinotage é a combinação do nome dessas uvas, que são Pinot Noir e Hermitage. Se você acha que não conhece a Hermitage, talvez esteja errado, pois esse é um outro nome da uva Cinsault.

Quem produz esse rótulo é a Nederburg, a maior vinícola sul-africana. E de onde vem o número 1791? Esse foi o ano em que a história da vinícola começou, quando o imigrante alemão Philippus Wolvaart comprou seus primeiros hectares, na região de Paarl, na África do Sul.

E quem traz o Nederburg 1791 Pinotage para o Brasil é a importadora Casa Flora.

Esse é um vinho com excelente relação custo X benefício. Um vinho de bom preço, bastante apropriado para o dia a dia, e para abrir as portas para uma uva diferente como a Pinotage, ou para uma origem ainda inusitada como a sul-africana.

O bom caráter desse vinho vem de um bom processo de produção, que inclui fermentação malolática e amadurecimento em barris de carvalho.

Na taça, o Nederburg 1791 Pinotage tem cor profunda. É vermelho rubi, e apresenta reflexos de cor púrpura. As lágrimas consistentes, no bojo da taça, denotam o seu teor alcoólico, que é de 14%. Se você quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Os aromas mais presentes nesse vinho, na nossa opinião, são os frutados que remetem a frutas maduras escuras como ameixa e mirtilo, com notas picantes de alcaçuz que são muito típicas da Pinotage, aliás. Além disso, encontramos um pouco de tabaco e de chocolate.

Na boca, o Nederburg 1791 Pinotage é um vinho frutado e muito fácil de beber, com taninos bem suaves. E é também um vinho muito fácil de harmonizar, combinando com vários cardápios.

Nossa sugestão? Ele vai ser um bom par se combinado com asinhas de frango apimentadas, e com comida mexicana em geral. Além disso, ele vai ser bastante surpreendente se for escolhido para acompanhar sobremesas à base de chocolate.

Outra sugestão. Procure servi-lo a uma temperatura aproximada de 17°C. Por quê? Porque se estiver muito mais gelado que isso seus aromas ficarão contidos. Mas, se não estiver suficientemente refrescado, ele parecerá um pouco flácido, ou seja, sem acidez suficiente. Assim como também parecerá mais alcoólico do realmente é. Temperatura de serviço de um vinho pode parecer frescura, mas há lógica por trás desse raciocínio...

Ah, o Nederburg 1791 Pinotage que provamos era da safra de 2017.

Uma curiosidade: a vinícola Nederburg pertence ao mesmo grupo que produz o Amarula, aquele famoso licor elaborado na África do Sul.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.