Nieto Senetiner Reserva Malbec

Recomendação Tintos&Tantos

Nieto Senetiner Reserva Malbec

Uma escolha bem assertiva para quem aprecia o bom Malbec produzido por nossos hermanos argentinos!

Quem produz esse rótulo é a Nieto Senetiner, uma vinícola com tradição que remonta ao final do século 19. Conta com três diferentes vinhedos localizados em Mendoza, mais precisamente na região de Luján de Cuyo. Cada um em um vale diferente, com diferentes condições ambientais. Diferentes terroirs, para a produção de diferentes vinhos.

A Nieto Senetiner conta, também, com uma bodega que segue o estilo colonial, construída em 1884 e onde são produzidos os vinhos mais sofisticados da vinícola, e uma moderna bodega construída para produzir grandes volumes com todo o respeito à qualidade.

Mas vamos falar especificamente desse rótulo, que é importado para o Brasil pela Casa Flora.

Com uma breve passagem por barricas de carvalho, esse Reserva é um Malbec mendocino com preço bastante interessante pela boa complexidade que oferece.

Cerca de 40% do vinho é beneficiado por um estágio de 6 meses em barris de carvalho francês, de terceiro uso. Para entender como a procedência e a idade do carvalho influenciam o desenvolvimento do vinho e o seu resultado final, clique aqui.

Sua cor na taça é intensa e profunda, de tonalidade rubi e com brilho admirável.

Uma boa surpresa desse rótulo fica por conta dos aromas, que remetem a geleia de frutas vermelhas, a ameixa e a figo, com notas marcantes de baunilha.

A safra de 2016, que foi a que degustamos, produziu um vinho bem encorpado, com taninos que se apresentam firmes e finos ao mesmo tempo.

O Nieto Senetiner Reserva Malbec tem teor alcoólico de 13,5% em um resultado bastante equilibrado e harmônico. Para saber mais sobre o que é um vinho equilibrado, clique aqui.

Para a gente, não há dúvida. O Nieto Senetiner Reserva Malbec é uma boa opção para o bom e velho churrasco, seja ele gaúcho, argentino ou uruguaio. Até porque já ficou para trás o tempo em que o brasileiro torcia o nariz para a combinação de churrasco e vinho, não é mesmo? Ainda bem, porque algumas uvas, entre elas a Malbec, parece que foram cultivadas sonhando em conhecer carne vermelha preparada na churrasqueira!

Só não esqueça de um cuidado, com a temperatura, na hora de servir esse vinho! Procure algo perto de 17°C, para que os aromas possam se libertar, mas para que os taninos e o álcool fiquem equalizados. Não caia na lorota de que vinho tinto pode ser servido sempre à temperatura ambiente, mesmo em climas quentes!

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.