Casablanca Cefiro Reserva Pinot Noir

Recomendação Tintos&Tantos

Casablanca Cefiro Reserva Pinot Noir

Casablanca é o nome do vale chileno onde as uvas utilizadas na elaboração desse vinho foram cultivadas. É uma das denominações de origem mais conceituadas do Chile.

Mas Casablanca é também, o nome da vinícola produtora desse rótulo, a Viña Casablanca, que atua desde 1992!

O Vale de Casablanca é uma região vitivinícola chilena de clima frio, localizada a 20 km de distância de Valparaíso, e do Oceano Pacífico, portanto. As vinhas cultivadas nesse vale sofrem influência direta da corrente de Humboldt, considerada a corrente mais fria do mundo!

Não é à toa que o nome desse vinho é Cefiro, que quer dizer “vento”. E não é à toa que o rótulo desse vinho traz a ilustração de um cata-vento.

Na mitologia grega, Cefiro é o vento oeste, o mais agradável e suave de todos, e o mensageiro da primavera.

Dito isso, Casablanca com seu clima frio é um local mais que perfeito para o cultivo da Pinot Noir, permitindo que as uvas demorem a amadurecer de forma a garantir grande acidez e frescor.

O Casablanca Cefiro Reserva Pinot Noir é produzido com uvas colhidas manualmente e vinificadas em um processo muito caprichoso que culmina no amadurecimento de 30% do vinho em barricas de carvalho francês por 6 meses.

Nós degustamos (provamos e aprovamos) um exemplar da safra de 2017 que, pela sua complexidade, continuará surpreendendo por alguns anos à frente.

Esse vinho, que é importado para o Brasil pela Casa Flora, tem a cor suave típica dos bons Pinot Noirs.

Os aromas e sabores que mais percebemos no Casablanca Cefiro Reserva Pinot Noir foram frutas vermelhas com notas florais e toques de terra, tabaco, chocolate, café, cravo e canela.

É, de fato, um vinho muito fresco e frutado, e bastante complexo, que apresenta 14% de teor alcoólico com acidez muito equilibrada. Traz toda a elegância tânica esperada dessa variedade e todas as qualidades esperadas da influência do seu terroir.

Boas combinações de cardápio para esse vinho, na nossa opinião, passam por peixes gordos. Que tal um risoto de salmão? Tartare de atum? Filés de anchova no forno? Ok, se você não é fã dos pescados, a gente tem outra ideia: lombo de porco preparado na panela, com batatas assadas bem douradas.

Nossa sugestão é que o Casablanca Cefiro Reserva Pinot Noir seja servido e degustado a aproximadamente 16°C. Assim todos os seus aromas estarão à disposição!

Outra sugestão é uma visita ao Vale de Casablanca. Impagável presenciar a névoa matinal que encobre a paisagem dos vinhedos. Para saber mais sobre o Vale de Casablanca, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.