Luccarelli Puglia Bianco IGP

Recomendação Tintos&Tantos

Luccarelli Puglia Bianco IGP

Puglia, ou Apulia, como queiram, é a famosa região vitivinícola que fica no salto alto da bota italiana! E é de lá que vem esse vinho!

Essa é uma terra mais conhecida pelos tintos Primitivo di Manduria, mas a gente se deparou com um conterrâneo vinho branco bastante impressionante.

Vamos primeiro falar do produtor. Luccarelli é uma vinícola que faz parte do Grupo Farnese, que exporta para mais de 70 países e conta com nada mais nada menos do que treze enólogos em seu time! A filosofia deles é ser um grande produtor, mas trabalhar como se fossem uma vinícola butique.

O Luccarelli Puglia Bianco IGP é um corte onde participam, igualmente, três uvas: Malvasia Bianca, Chardonnay e Verdeca. Se quiser ler sobre vinhos varietais e vinhos de corte, clique aqui.

As vinhas têm idade entre 15 e 30 anos, já estando todas muito bem adaptadas e com raízes bem estabelecidas, e em alguns casos, bem fundas, alcançando compostos presentes apenas nas camadas mais profundas do solo.

Sua vinificação é realizada de maneira cuidadosa, começando pela prensagem suave das uvas em baixas temperaturas e ganhando complexidade por meio de amadurecimento de 2 a 3 meses sem madeira mas em contato com as leveduras mortas após concluída a fermentação, em um processo que se chama sur lies.

A cor do Luccarelli Puglia Bianco IGP é amarelo palha, mas ele apresenta reflexos dourados conforme a gente manuseia a taça.

Aromas de pêssego e de damasco chamam a atenção, combinados com notas florais e toques de pera e de maçã, nesse vinho que tem um nariz bem intenso.

É um vinho branco muito, muito agradável de se beber. Prazeroso como um bom vinho deve ser.

Ele mostra-se bem elaborado do começo ao fim, com acidez na medida certa e uma boa persistência na boca, prorrogando uma sensação de muito frescor. É um vinho leve nesse sentido, mas encorpado na sensação tátil que promove na boca. Parece contraditório, mas só parece.

Ele também traz uma sensação sutil e agradável de mineralidade à boca, consequência da camada de rocha calcária existente no solo onde as vinhas estão plantadas. Esse caráter meio mineral faz com que esse vinho valha ainda mais a pena. Se quiser ler sobre mineralidade, clique aqui.

Um vinho fresco para ser apreciado no sul da Itália, ou no clima tropical do Brasil.

Falando em frescor, procure degustar esse vinho a uma temperatura aproximada de 11°C. É o que ele precisa para ser ainda mais harmônico.

A safra que degustamos foi a de 2017, que apresenta 12,5% de teor alcoólico bem equalizados.

O Luccarelli Puglia Bianco IGP, na nossa opinião, é daqueles vinhos brancos que combinam com tudo. Mas, se é para dar sugestões, vamos lá: salada de polvo ao vinagrete, ceviche, ou então macarrão ao vôngole. Saindo do mar, quiche de frango ou de alho poró.

Ah, quem traz o Luccarelli Puglia Bianco IGP para o Brasil é a importadora Casa Flora.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.