Casa Perini Aquarela

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Perini Aquarela

Pense em diversão. Esse é um vinho espumante Moscatel com uma personalidade bem lúdica. Além de ser o primeiro espumante Moscatel rosé do Brasil.

Vamos primeiro esclarecer um termo. O que é Moscato espumante ou moscatel espumante?

Segundo a legislação vigente no Brasil, é o “vinho cujo anidrido carbônico é proveniente da fermentação em recipiente fechado de mosto ou de mosto conservado de uva moscatel, com uma pressão mínima de 4 atmosferas a 20°C e com um conteúdo alcoólico de 7 a 10% em volume e, para o Brasil, o remanente mínimo de açúcar natural será de 20 gramas por litro.”

Então, vamos lá. Diferente dos espumantes naturais, o Moscatel espumante não precisa de uma segunda fermentação, mas segue a mesma regra de pressão mínima. Em compensação, tem menor teor alcoólico que o espumante natural, e seu açúcar residual é equivalente, pelo menos, ao açúcar residual encontrado em um espumante natural demi-sec.

E vale aqui mais um “esclarecimento”: o brasileiro Moscato espumante, ou Moscatel espumante não se parece com o vinho italiano Moscato d’Asti. Em primeiro lugar, porque o Moscato d’Asti não é um vinho espumante, e, sim, um vinho frisante. Se quiser saber mais sobre essa diferença, clique aqui. Além disso, o Moscato d’Asti é um vinho com teor alcoólico mais baixo ainda, variando entre 4,5 a 6,5%.

Mas vamos ao Casa Perini Aquarela? Ele é elaborado pela combinação de três uvas: as brancas Moscato Branco e Moscato Giallo e a tinta Moscato de Hamburgo.

Esse é um vinho que tem uma viva cor rosa clara e transparente, que transmite alegria e romantismo. Suas borbulhas são abundantes e bem duradouras.

Seus aromas são predominantemente cítricos, lembrando casca de laranja e morangos bem frescos, com notas florais bastante evidentes.

O Casa Perini Aquarela é refrescante, pois ele é adocicado sem ser enjoativo, já que tem uma acidez muito presente equilibrando a doçura inerente ao espumante Moscatel.

Seu teor alcoólico é de 7,5%.

De todas as harmonizações possíveis para esse vinho, que são muitas, a que mais nos dá água na boca é a companhia de um pedaço de torta de morangos, com direito à borda de castanhas de caju e tudo. Isso vai ficar excepcional como a boa harmonização deve ser: o vinho valorizando o sabor da comida e a comida potencializando as qualidades do vinho!

E a nossa sugestão de temperatura de serviço para o Casa Perini Aquarela é que ele esteja a aproximadamente 5°C. Não precisa ser mais gelado que isso.

Uma última observação: a Casa Perini é uma das vinícolas brasileiras de maior destaque, e um dos motivos é a excelência na produção de Moscatel espumante! Mais um motivo para não deixar de conhecer e degustar o Casa Perini Aquarela!

Dito isso, se quiser encerrar conhecendo uma outra opção de vinho espumante da Casa Perini, que não tem nada a ver com Moscatel e que a gente provou e aprovou, e está recomendando, também, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.