Casa Valduga Arte Tradicional Brut Rosé

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Valduga Arte Tradicional Brut Rosé

Você reparou que espumantes rosés entraram na moda, de um tempo para cá? Se você ainda não se rendeu a essa tendência, esse vinho é uma excelente porta de entrada!

Quanto à sua produção, a gente pode dizer que o Casa Valduga Arte Tradicional Brut Rosé é bem parecido com outro rótulo da mesma linha, que também provamos e recomendamos, sobre o qual você pode ler, clicando aqui. Mas eles só são parecidos na produção:

 Ambos são do Vale dos Vinhedos, produzidos pela Casa Valduga

 Ambos são espumantes produzidos pelo Método Tradicional, o mesmo dos vinhos de Champagne

 Ambos passam por 12 meses de maturação em caves subterrâneas

 Ambos ganham complexidade com o amadurecimento sur lies, em contato com as borras das leveduras

 Ambos são produzidos pelo corte de 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir

Então, como eles são tão diferentes, a começar pela cor? Existe um pequeno detalhe, que é responsável por uma grande diferença: o tempo de contato das cascas da Pinot Noir com o mosto.

Para produzir o Casa Valduga Arte Tradicional Brut Rosé, as uvas da variedade Pinot Noir passam por uma leve maceração a frio, enquanto que para a produção de vinho branco elas ficam em contato com o mosto apenas durante a prensagem.

E isso faz toda a diferença. O vinho ganha um aspecto muito bonito: torna-se rosa claro, puxando para tons de salmão. Mas ele continua sendo bem límpido, e suas bolhas finas, vigorosas e duradouras.

Os aromas ganham tons florais mais marcantes, e a fruta predominante no nariz, na nossa opinião, passa a ser morango. Também tem um toque de brioche, proveniente do amadurecimento.

O Casa Valduga Arte Tradicional Brut Rosé é um espumante muito charmoso, que não vai fazer feio em nenhuma ocasião. Com 11,5% de teor alcoólico, ele é muito refrescante, sem deixar de ser uma escolha bastante elegante.

Engana-se quem relaciona vinho rosé com vinho doce. Esse é um espumante Brut, que tem apenas entre 8 e 15 gramas de açúcar residual por litro, de acordo com a legislação brasileira.

A nossa sugestão é degustar o Casa Valduga Arte Tradicional Brut Rose a aproximadamente 6°C.

Para harmonizar, esse é um vinho espumante que vai ficar muito interessante com sabores levemente picantes. Que tal um aperitivo estilo tex-mex? Guacamole e tirinhas de frango ao barbecue. Ou então, sirva com uma salada verde com croutons e finalizada com azeite, e bastante salsinha e cebolinha. Você vai se surpreender.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em