Casa Valduga 130 Limited Edition Blanc de Blanc

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Valduga 130 Limited Edition Blanc de Blanc

Como o inusitado rótulo metálico diz, essa é uma edição limitada. Só que além disso, trata-se de um vinho espumante excepcional. Então, nós recomendamos que você o conheça e o deguste, antes que seja tarde!

Espumante é um vinho sempre muito identificado com comemoração, não é? E a linha de vinhos espumantes 130, da Casa Valduga, foi criada em 2005, justamente para comemorar os 130 anos da chegada da família Valduga ao Brasil.

Em 2016 a linha cresceu, com o lançamento de dois rótulos de edição limitada: Blanc de Blanc e Blanc de Noir. Aqui nós vamos falar sobre o Casa Valduga 130 Limited Edition Blanc de Blanc, produzido exclusivamente com uvas Chardonnay. Mas, se quiser ler mais sobre esses dois termos, clique aqui.

As uvas Chardonnay utilizadas na produção desse vinho são provenientes de videiras cultivadas no Vale dos Vinhedos pela Casa Valduga, selecionadas com um critério bastante rigoroso. Apenas as melhores safras são usadas para a elaboração do Casa Valduga 130 Limited Edition Blanc de Blanc.

Esse vinho é produzido pelo mesmo método utilizado em Champagne, o Método Champenoise, também chamado de Tradicional, no qual a segunda fermentação, aquela que dá efervescência ao vinho, acontece dentro da garrafa na qual o vinho será posteriormente comercializado.

Todas as etapas de produção desse vinho acontecem sob imenso cuidado, mas dois processos distintos são particularmente relevantes para a complexidade final que constatamos ao degustar o Casa Valduga 130 Limited Edition Blanc de Blanc, e a gente gostaria de destacá-los:

  Prensa em atmosfera inerte, que garante uma maior extração dos componentes que dão aroma e sabor ao vinho, e também dos compostos antioxidantes, benéficos à saúde.

  Longo amadurecimento sur lies, de 36 meses, como acontece com os Champagnes de renome. O contato com as borras das leveduras dá ao vinho mais estrutura, corpo, complexidade aromática e estabilidade.

Falando em degustar, vamos lá.

Esse é um vinho amarelo palha nitidamente muito translúcido. Sua efervescência duradoura é tão elegante, que as borbulhas que formam sua perlage parecem, mesmo, uma verdadeira coleção de belas pérolas.

É um espumante com um nariz inebriante. Aromas abundantes, que lembram frutas como maçã, pera e pêssego em calda, e também damascos secos, mas que trazem notas de amêndoas e de brioches.

O Casa Valduga 130 Limited Edition Blanc de Blanc preenche a boca, com sensação de volume e de cremosidade impressionantes, com uma acidez muito marcante e com um final muito longo no palato. Para finalizar, uma sensação mineral muito agradável. Um grande vinho espumante, sem sombra de dúvida.

Para degustá-lo no seu potencial máximo, nossa sugestão é que ele seja servido a aproximadamente 7°C, uma temperatura adequada para não desequilibrar um vinho tão perfeitamente equilibrado. Vale dizer que é um vinho com pouco açúcar residual (um Brut, que tem entre 8 e 15 gramas de açúcar por litro)

E como harmonizar esse vinho? Nossa maior sugestão é combiná-lo com filés de truta com lascas de amêndoa. Isso vai ficar dos deuses. Outro peixe? Atum cru selado na frigideira com crosta de gergelim. Mas esse é um vinho que também iria valorizar muito um prato de massa ao molho pesto, com certeza.

Por fim, uma observação: esse é um vinho espumante com potencial para se desenvolver muito bem por alguns pares de anos. Não é necessário ter pressa para abri-lo.

Para encerrar, se quiser conhecer a versão Blanc de Noir, que nós também recomendamos (e muito!), clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.