Tá na mesa

Nada como receber amigos e familiares, para jantar e beber um bom vinho!

Em algumas ocasiões, acabamos optando por um pouco mais de requinte. Então, nada como planejar, para que aquilo que deve ser um prazer, não se torne um motivo de preocupação.

 Alguns preparativos...

O ideal é tirarmos a toalha de mesa do armário alguns dias antes. Se deixou para o dia, faça isso logo de manhã. Se tiver ficado muito tempo guardada, será melhor lavá-la. Se estiver manchada, deve ficar de molho com sabão, sob o sol, ou na água fervente com algumas gotas de limão. Falando em manchas, você já leu nosso artigo sobre remoção de manchas de vinho? Se quiser ler, clique aqui.

Separe os copos, pratos e talheres na véspera, para ter tempo de verificar o que precisa ser lavado ou não.

Tenha mais de um abridor ou saca-rolhas à disposição, para não ser pego de surpresa.

Não se esqueça da água, suco ou refrigerante, para as crianças e para aqueles que não bebem bebida alcoólica.

Um arranjo de flores, sobre a mesa, traz um charme especial ao seu jantar. Mas não pode atrapalhar.

 E como arrumar a mesa?

O prato deve ser colocado a cerca de 2cm da borda da mesa. Facas e colheres são colocadas no lado direito, e garfos, no lado esquerdo. A lâmina da faca fica virada em direção ao prato. O guardanapo, ou ao lado esquerdo dos talheres, ou em cima do prato.

As taças ficam acima do prato, ao lado direito. Da esquerda para a direita, a ordem é: taça maior para água, taça média para vinho tinto, e taça menor para vinho branco. Se for servir espumante, a taça tipo flauta fica atrás das outras. Obviamente, nem todas as taças precisam estar na mesa. Isso depende de que vinhos serão servidos. E nada nos impede, também, de escolher um tamanho único de taça, é claro. Para ler mais sobre taças de vinho, clique aqui.

 E se for mais formal?

Para quem for optar por mais formalidade, o pratinho de salada fica em cima do prato raso, e os talheres de salada do lado de fora dos talheres do jantar. Ou seja, os talheres serão usados na famosa ordem “de fora para dentro”.

Os talheres de sobremesa ficam acima do prato, dessa maneira: faca com lâmina para dentro e cabo para a direita, garfo com cabo para a esquerda, e colher com cabo para a direita.

Por fim, o pratinho de aperitivo fica acima, à esquerda, com uma faquinha sem corte por cima.

 E para servir à americana?

Essa é uma forma também bastante simpática de servir. Todos os pratos da refeição são dispostos em uma mesa, onde as pessoas vão se servir.

Se os convidados forem comer sentados em poltronas ou sofá, com o prato na mão, vale a pena facilitar, servindo pratos que não necessitem tanto do uso da faca, e providenciando mesinhas de apoio para colocarem os copos.

Com tudo bem pensado antes, fica mais fácil aproveitar a presença dos seus amigos, durante a refeição! Bom apetite! E saúde! 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.