O consumo regular e moderado de vinho é, sim, benéfico à saúde. Mas um estudo científico canadense, sobre o assunto, foi bem mal interpretado, segundo o próprio pesquisador. Entenda mais sobre o assunto.
 
Já parou para pensar nessa pergunta? Nós paramos.
 
Melhor que um vinho, só mesmo um vinho com bons amigos, e boa conversa! Que tal levar algumas curiosidades, para a próxima degustação?
 
Alguns produtores desafiam a natureza, com vinhedos agarrados às encostas mais vertiginosas, ou em ilhas golpeadas pelo vento e esmagadas pelo Sol. Nos quatro cantos do mundo, encontramos videiras em condições adversas e em terroirs improváveis, no limite do impossível...
 
Informações a respeito dos benefícios do consumo moderado de vinho sempre são interessantes. Mas essa, provavelmente, é uma das melhores!
 
O século 20 realmente foi marcante para o mundo do vinho. Mas a maior revolução aconteceu, sem dúvida, nos Estados Unidos, onde o século começou sob a Lei Seca, e acabou com o país entre os maiores consumidores de vinho do mundo!
 
Engana-se quem acha que somente vinho tinto faz bem à saúde. Uma pesquisa do departamento de Química, Alimentos e Farmácia, da Reading University, no Reino Unido, sugere que 3 taças de espumante, por semana, podem melhorar a sua memória!
 
O vinho é um excelente acompanhante para as refeições. Isso a gente já sabe. Mas, o mais interessante, é que, além de ser bom para o paladar, o vinho é também bom para o processo da digestão!
 
Cada vez vivemos mais. Cada vez vivemos melhor. Mais, para isso, precisamos tomar algumas medidas, importantes para a nossa saúde.
 
O mundo do vinho pode parecer formal, austero, chique e elegante. Mas ele também está repleto de histórias engraçadas e até mesmo bizarras. Vamos a uma delas. 
 
Assim como o Cognac, o Armagnac e a Grappa, o Pisco é um destilado produzido a partir da uva. Um primo, portanto, do vinho.
 
Os consumidores não buscam mais, apenas, qualidade. Os degustadores também não. Na hora de optar por uma vinícola ou eleger um vinho, cada vez mais o fator sustentabilidade entra na lista de critérios de escolha.
 
O consumo frequente de vinho, e em quantidades moderadas, é comprovadamente um hábito saudável. Selecionamos, aqui, 10 motivos para amar essa bebida!
 
Cleópatra, conta a história, tomava banho de vinho... Sem falar no vinho que bebia...
 
São muitas as frases célebres, já ditas, sobre o mais célebre dos vinhos espumantes. Selecionamos algumas...
 
Algumas músicas pedem uma taça de vinho. Outras músicas foram feitas pensando nele! No vinho!
 
Uma diversão, para quem aprecia a história por trás dos vinhos, é entender de onde vem o nome de cada uva.
 
Será que até para a vista, o vinho faz bem?
A principal causa de perda da visão, depois dos cinquenta anos de idade, é a degeneração da mácula, uma doença degenerativa da retina que provoca a perda progressiva da visão central.
 
Uma pesquisa apresentada em Barcelona, no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, tende a causar polêmica, no mundo do vinho.
 
Um castelo que começou a ser construído há mais de mil anos. Um dos nomes de maior prestígio no mundo do vinho! Bem-vindo ao Castelo de Barolo! Ou bem-vindo ao Castello di Barolo!
 
A enologia é uma profissão que combina ciência e arte. E que, mesmo tão tradicional, evolui de maneira evidente, ao longo do tempo.
 
Uma das questões mais debatidas, em relação aos benefícios do consumo moderado de vinho à saúde, diz respeito ao diabetes. Não há consenso, é certo. Mas veja esse estudo.
 
Todo amante de vinhos fala em Velho Mundo, e em Novo Mundo. Mas, atualmente, existe um “novo” Novo Mundo nesse cenário! Que tal conhecê-lo?
 
A palavra Château significa castelo, em francês. No plural, Châteaux. Mas será que cada rótulo de vinho francês que menciona um Château diferente, está se referindo a um castelo diferente?
 
O Alentejo é um destino certeiro para os amantes do vinho. Mas, você sabia que, por pouco, não mudam o rumo dessa história?
 
Numerosos estudos médicos têm produzido evidências de que o vinho pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, e até ajudar a tratá-los. Dessa vez, a boa notícia do mundo de Baco é para as mulheres que sobreviveram ao câncer de mama.
 
Quem não se lembra do dilema do biscoito, que vendia e era fresquinho, não se sabia em que ordem? Pois bem. Também há um dilema, com o vinho.
 
Um provérbio é uma frase curta, geralmente de origem popular, que sintetiza um conceito a respeito da realidade ou uma regra social ou moral. Por exemplo: Deus ajuda quem cedo madruga! E o que o vinho tem a ver com isso?
 
Uma certa nostalgia nos leva a crer que tudo o que foi feito no passado, de alguma forma, era superior ao produzido atualmente. E, muitas vezes, essa é uma conclusão equivocada. Com o vinho, não é diferente.
 
Robert Parker exerce uma influência gigantesca no mundo do vinho. Para o bem, e para o mal.
 
Um estudo recentemente publicado no periódico Arthritis Care & Research merece a atenção dos apreciadores de vinho...
 
Muitos homens da ciência, cada um ao seu tempo, dedicaram-se a estudar assuntos relacionados ao vinho. E todos eles contribuíram, de maneira significativa, para o desenvolvimento desse universo.
 
Consumo moderado é igual a bom senso. Cada um tem o seu, cada um entende como quer...
 
Uma das histórias mais bonitas relacionadas ao vinho vem do Cristianismo, no momento em que Jesus realiza seu primeiro milagre.
 
Maribor é uma cidade na Eslovênia, pequeno país do leste europeu. Na realidade, Maribor é a segunda maior cidade desse país.
 
Uma lenda é uma história transmitida pela tradição. O mundo do vinho é, como sabemos, repleto de lendas. Conheça a do Torna-Viagem!
 
O vinho faz bem à saúde e à alma. Inspira poetas, reúne amigos, aproxima casais. Mas teve uma época em que ele era ainda mais essencial à vida. Quase tanto quanto a água...
 
Mais uma boa notícia vinda diretamente do mundo de Baco: o vinho deixa a pele de homens e mulheres mais saudável, e mais bonita. É como juntar o útil ao agradável, e ao útil de novo, e mais uma vez, ao agradável...
 
O vinho nem sempre esteve em garrafas. As garrafas nem sempre tiveram rolhas. As rolhas nem sempre foram fáceis de serem retiradas.
 
Já existe uma riqueza de evidências de que o consumo moderado e regular de vinho faz bem, diminuindo o risco de várias doenças. 
 
Aqui vão algumas pequenas histórias para serem divididas com amigos, junto a uma boa garrafa de vinho!
 
Kosher significa “adequado”, ou “apto”, em hebraico. Mas você sabe o que é um vinho adequado para os judeus?
 
Alguns ainda acham que é uma frescura essa história de terroir... Mas valorizar a origem dos produtos que vêm da indústria agropecuária é uma tendência mundial, que a gente pode observar em diversos mercados, não somente no mundo do vinho!
 
Em 1985 houve um leilão de vinhos que entrou para a história. Uma garrafa de vidro verde escuro, sem rótulo, foi arrematada por nada menos que 105.000 libras, que equivaliam a aproximadamente 157 mil dólares. Era o maior preço já praticado em um leilão de vinhos! 
 
Imagine a cena. O marido vai sair, e pergunta para a mulher: “Precisa de alguma coisa da farmácia?”. Ela então responde: “Sim, traga conhaque para as crianças!”. Por incrível que pareça, isso pode, sim, ter acontecido em um passado distante.
 
Houve um tempo em que era vedado, às mulheres, o prazer do vinho. Acredita?
 
Grandes vinhos costumam ter nome mundialmente famoso. Seja do produtor, seja da região. Assim é com Châteauneuf-du-Pape. E esses vinhos, além de terem um nome memorável, também têm uma garrafa só deles...
 
O vinho, se consumido moderadamente, nos deixa mais relaxados. O vinho, se consumido moderadamente, nos deixa mais alegres. Mas será que ele também nos deixa mais bonitos? Ou melhor, mais bonitas? Parece que sim.
 
Sempre alertamos, aqui, para a importância da moderação no consumo de álcool. Mas isso não é uma ideia nova, pelo contrário. Essa preocupação sempre esteve presente na história da humanidade, e do vinho.
 

Vinho

Todos nós sabemos o que é vinho. Mas de onde vem esse nome?
 
A íntima relação entre os ingleses e o vinho do Porto é antiga. Eles acabam, então, protagonizando algumas das melhores histórias com esse célebre vinho português...
 
Ao que consta, Napoleão foi um notório consumidor de vinho.
 
Uma das informações mais apreciadas, num vinho, é o nome da uva, ou das uvas utilizadas na sua produção.
 
Probióticos são alimentos que introduzem micro-organismos vivos benéficos no nosso organismo, ajudando os processos de digestão, quando consumidos em quantidades adequadas.
 
No Brasil existem, segundo o IBGE, um pouco mais de 80 mil hectares de área cultivada com videiras.
 
Esse é um assunto que sempre desperta interesse, e dúvida.
 
Existem vários estudos relacionando o consumo moderado e regular de vinho a um menor risco de AVC. Vamos entender esse assunto?
 
Existem duas tradições medievais no transporte marítimo: o poder absoluto do comandante e o batismo do navio. Todo navio, antes de sair para a sua primeira viagem, é batizado, em uma cerimônia, com a quebra de uma garrafa de champanhe. Trata-se de uma tradição para proteger a embarcação dos perigos do mar; não é uma lei nem uma regra.
 
Mais uma vez a ciência descobre um benefício do resveratrol, à saúde humana. Acompanhe!
 
Que o vinho traz benefícios reais à saúde, quando consumido com moderação, parece que quase todo mundo já sabe. Mas será que existem alguns vinhos mais saudáveis do que outros?
 
O consumo frequente e moderado de vinho é um excelente hábito para a saúde. Mesmo assim, não devemos ignorar o valor calórico do vinho, assim como das outras bebidas.
 
Com origens controversas, algumas científicas, outras mitológicas, os nomes das uvas têm suas histórias e lendas. Levantamos algumas delas...
 
Você sabe o que diferencia os nossos espumantes, dos espumantes de outros países? “A delicadeza, e o fato de eles serem muito bem elaborados”. E você sabe quem disse isso? Uma das críticas de vinho mais influentes do mundo, a inglesa Jancis Robinson!
 
O vinho é tão presente na Bíblia, que, em todo o Velho Testamento, o Livro de Jonas é o único onde não encontramos nenhuma referência ao assunto. Ao fim do dilúvio, ao que consta, a primeira coisa que Noé fez foi plantar uma vinha. Não surpreende que o vinho tenha sido a bebida escolhida para a Última Ceia...
 
Um vinho de corte une o que há de melhor em diferentes uvas. Mas que tal, também, unir países?
 
Degustar um bom vinho é um prazer! Conversar sobre esse tema, também! Que tal, então, um pouco mais de curiosidades, do mundo do vinho, para ter ainda mais assunto?
 
Há mais de 100 anos, em 1914, começava a 1ª Guerra Mundial, um dos momentos mais mortais da nossa história. E um dos momentos mais arriscados para Champagne.
 

O início

A invenção do vinho é uma daquelas histórias difíceis de rastrear, assim como a invenção da roda! Na realidade, o vinho sequer precisou ser inventado: ele apareceu, em um determinado momento, quando o homem colheu e armazenou uvas.
 
Esse tema interessa a muitas mulheres, sem dúvida! Vale a pena acompanhar!
 
Está aqui uma boa notícia para aqueles que descobriram os prazeres do vinho somente de uns tempos para cá. Ou então, para aqueles que ainda vão descobrir!
 
Você já pode ter degustado espumantes tintos. Champagne tinto, nunca! Por quê?
 
Quem nunca viu essa garrafa, que atire a primeira pedra...
 
De atrizes a jogadores de futebol, a lista de celebridades que se aventuram pelo mundo dos vinhos é maior do que se imagina. Veja algumas personalidades que investiram em seus próprios rótulos:
 
A indústria que move o mundo do vinho é dinâmica, como toda indústria. Assim, é sempre bom acompanhar seu movimento. Você pode sempre, se surpreender!
 
Além de reduzir o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, envelhecimento prematuro e várias formas de câncer, o vinho tinto também ajuda o corpo a obter o descanso que ele precisa para se recuperar da rotina diária.
 
Fundamental para o sacramento da eucaristia, o vinho está profundamente ligado à história do Cristianismo. Mas como será o vinho consumido pelos padres na celebração das missas?
 
Por incrível que pareça, essa não é uma pergunta tão fácil, assim, de responder...
 
O mercado de vinhos premium e o mercado de vinhos de alto luxo são repletos de raridades. Mas, infelizmente, também apresentam algumas fraudes e falsificações.
 
Se o vinho é produzido pela fermentação de uvas, por que então, ele não é sempre vegano?
 
Estudos médicos sugerem que homens e mulheres toleram o álcool de maneira diferente. E é importante estarmos atentos a isso.
 
Ao que tudo indica, o cultivo da vinha e a produção de vinho já eram realidade, no Oriente Médio, 6.000 anos antes de Cristo.
 
Assim como Dionísio foi o deus do vinho na Grécia Antiga, Baco foi o deus do vinho dos romanos.
 
Você pensa em um produtor de vinho, e a imagem que vem à cabeça é a de um experiente senhor, de idade avançada? Então saiba que, atualmente, também são muitos, os jovens talentos do mundo dos vinhos!
 
Os consumidores de vinho apresentam determinados padrões, de acordo com suas próprias experiências, mas também de acordo com a geração a qual pertencem...
 
Sabe quem está procurando? A Universidade de Zaragoza, da Espanha.
 
 A ciência está sempre estudando a respeito dos benefícios do vinho à saúde, quando consumido regular e moderadamente. Vamos falar disso?
 
A nossa saúde é afetada diretamente por aquilo que incluímos em nossos hábitos alimentares. Inclusive nossa saúde bucal.
 
Não existe uma história comprovada que marque a descoberta, ou a invenção do vinho. O que existem são mitos, fábulas e lendas. E elas são muitas, e muito interessantes!
 
Bourgogne, em francês. Burgundy, em inglês. Para nós, Borgonha. Uma terra de vinhos de extrema elegância, e de fatos bastante curiosos!
 
O que é ser um predestinado? É estar designado, de antemão, a cumprir um certo destino. Assim é com a região de Champagne, que nasceu para ser o referencial de um estilo próprio de vinhos, para o mundo todo! Quer saber o motivo? Continue a leitura...
 
Já imaginou uma guerra de vinho? Ela existe, e é muito divertida!
 
O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho. São João é comemorado em 24 de junho. São Pedro, no dia 29. O que isso lembra? Festa junina e vinho quente. Vinho muito quente.
 
Quando for degustar sua taça de vinho, que tal pensar no que está acontecendo nesse mesmo momento nos vinhedos, tanto os lá do hemisfério norte, como os daqui do hemisfério sul?
 
O dia 1º de junho de 2016 talvez entre para a história do vinho, como o dia em que La Cité du Vin (A Cidade do Vinho) foi finalmente aberta ao público, depois de 3 anos de muito trabalho na construção.
 
Vá até a sua geladeira, e veja qual a validade do leite. Cuidado para não bebê-lo depois de vencido. Agora, vá até a sua adega, e procure pela validade do vinho. O que quer dizer a expressão “válido por tempo indeterminado”?
 
Essa leitura vai surpreender a muitos. Acredite!
Muita gente deve lembrar de uma época em que era comum falar em “Champagne nacional”, para se referir aos nossos espumantes produzidos aqui no Brasil, e falar em “Champagne francês”, ou “Champagne verdadeiro”, quando o assunto eram, literalmente, os Champagnes verdadeiros.
 
Mal as temperaturas dos termômetros começam a cair, e muita gente já pensa em uma noite com uma tacinha de vinho... Por quê?
 
Louis Pasteur (1822-1895) foi um importante químico francês. Mas o que ele tem a ver com o mundo do vinho?
 
Ao iniciar uma dieta para emagrecer, o primeiro passo da maioria das pessoas é cortar alguns pequenos prazeres do cardápio. Isso pode estar errado, diz um cientista!
 
Certamente é difícil separar a história do vinho da história dos povos do Mediterrâneo. Então, será que não é o caso de estudá-la, nas escolas?