Dando nome às uvas...

Com origens controversas, algumas científicas, outras mitológicas, os nomes das uvas têm suas histórias e lendas. Levantamos algumas delas...

 Cabernet Sauvignon

Como sabemos, Cabernet Sauvignon é a rainha das castas tintas, capaz de crescer e dar frutos em quase todos os climas. Cabernet vem de “caverna”, e Sauvignon, de “selvagem”. Em outras palavras, Cabernet Sauvignon é "o selvagem das cavernas". Fato irônico: esta uva é mais moderna do que se acredita, e é o produto de um cruzamento entre a branca Sauvignon Blanc e a tinta Cabernet Franc, por volta do século 16.

 Merlot

A palavra “merlot” significa pequeno “merle”, ou melro, em francês. Melros são pequenos pássaros pretos, comuns na Europa. O termo talvez tenha se originado na comparação da cor preto-azulada das uvas maduras com a dessa ave, ou na forma como os melros gostam de comer essas uvas antes da colheita, sendo considerados uma das pragas da vinha, pelos enólogos.

 Tempranillo

Na Espanha, onde é amplamente cultivada, essa é uma das uvas que primeiro amadurece. Seu nome deriva justamente de sua precoce maturação: precoce, em espanhol, diz-se “temprana”.

 Pinot Noir

O cacho desta uva, por parecer um pinheiro de ponta-cabeça no meio da vinha, ganhou dos franceses esse nome, que literalmente significa “pinheiro negro”.

 Tannat

Diz a lenda que foi a alta concentração de taninos dessa uva que motivou a escolha de seu nome.

 Petit Verdot

O cacho dessa uva é pequeno, e de amadurecimento tardio, mantendo um leve tom verde. Portanto, Petit Verdot...

 Sangiovese

O nome desta cepa italiana provavelmente foi dado pelos antigos romanos. De origem latina (“Sanguis Jovis”), significa “Sangue de Júpiter”.

 Syrah

Uma das uvas mais antigas do mundo, a lenda conta que seu nome remonta ao rei Persa Djemchid, que nomeou a bebida como “Darou-é-Shah”, que quer dizer o “remédio do rei”.

 Malbec

Um húngaro chamado Malbek foi o primeiro a identificar essa cepa, sendo o responsável por difundi-la na França. A adaptação de Malbek para Malbec ocorreu numa alusão a uma palavra semelhante em francês que significa "mau pico", devido ao sabor áspero e amargo típico do encontro desta variedade com este terroir.

 Nebbiolo

Essa uva tem seu nome em referência ao nevoeiro que se instala nas vinhas das colinas do Piemonte, na Itália, durante o período da colheita.

 Carmenère

Seu nome tem origem na palavra carmim, em referência à cor que as folhas adquirem, antes de cair no outono.

E, se quiser saber mais sobre qualquer uma dessas uvas, basta clicar em cima do nome!





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.