Primitivo de Manduria

Pense no mapa da Itália. O salto da famosa bota é Puglia, ou Apulia, de onde vêm os vinhos da denominação de origem controlada Primitivo di Manduria!

Os vinhos Primitivo di Manduria são produzidos com uvas da variedade Primitivo, e na cidade italiana de Manduria ou em seus arredores, delimitados pelo regulamento da denominação.

A relação da uva italiana Primitivo com a Zinfandel, típica da Califórnia, foi descoberta por acaso, por um professor americano, em 1967. Após décadas de debate, uma pesquisa genética confirmou que as duas descendem de uma antiga variedade da Croácia, a Crljenak Kastelanski.

Segundo a história, a Primitivo foi implantada na Itália pelos beneditinos, e recebeu esse nome pelo amadurecimento precoce das suas vinhas. Em Manduria, essa cepa encontrou as condições ideias, e acabou se tornando um dos emblemas do vinho de Puglia no mundo inteiro.

Para ler mais sobre vinhos italianos, clique aqui.

De cor vermelho-púrpura, adquirindo reflexos laranjas com o envelhecimento, os tintos Primitivo di Manduria têm aroma sutil, complexo e característico, sabor agradável e encorpado que fica aveludado com o tempo, e um teor alcoólico mínimo de 14°.

Primitivo di Manduria tem notas de ameixa e especiarias, mas tem um caráter menos frutado que o Zinfandel; tem uma estrutura com características mais europeias, com notas rústicas de terra, chocolate, tabaco e especiarias.

Para experimentar um tinto Primitivo di Manduria, escolha carnes vermelhas assadas ou grelhadas, sopas cremosas, ou queijos maduros.

Não bastasse tudo isso, o que pode surpreender a muitos é que, além do tradicional vinho tinto, a denominação Primitivo di Manduria também pode se referir a 3 diferentes vinhos de sobremesa: Dolce Naturale (fortificado doce, com teor 16°), Liquoroso Dolce Naturale (fortificado licoroso de 17,5° de álcool) e Liquoroso Secco (licoroso seco, 18°). Essas três versões, menos conhecidas, devem, obrigatoriamente, envelhecer pelo menos 2 anos antes de serem comercializadas.

Acompanhando uma bela refeição, ou mesmo como um vinho de meditação, Primitivo di Manduria é um vinho tinto cada vez mais apreciado pelos enófilos brasileiros, sabia? Se você ainda não degustou um desses, não perca a chance de inclui-lo na sua próxima degustação! Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.