O vinho e a saúde sexual

O consumo moderado e regular de vinho tem sido relatado, ao longo do tempo, e em diversos estudos, como benéfico à saúde em muitos aspectos: proteção cardiovascular, proteção contra osteoporose feminina, prevenção ao câncer...

Mas parece que Baco tem sempre boas notícias, para aqueles que desfrutam com moderação dos prazeres do vinho!

Encontramos várias pesquisas científicas que relacionam uma melhor qualidade de vida sexual ao consumo de vinho tinto, desde que frequente e limitado a 1 ou 2 taças por dia.

Veja abaixo alguns desses estudos, publicados originalmente no The Journal of Sexual Medicine:

Um estudo australiano, publicado nesse periódico científico, desafia a associação frequentemente feita entre consumo de álcool e um consequente efeito prejudicial ao desempenho sexual masculino. Segundo os pesquisadores, o estudo constatou uma menor taxa de ocorrência de disfunção erétil entre os consumidores de vinho tinto em quantidades moderadas, quando comparada à taxa de disfunção erétil entre os abstêmios, ou bebedores de quantidades exageradas de álcool.

A explicação para essa associação entre consumo moderado de vinho tinto e menor disfunção erétil fica mais evidente em um outro estudo, publicado no mesmo jornal. Pesquisadores da Ghent University, na Bélgica, afirmam que o resveratrol, polifenol encontrado no vinho tinto, ajuda a regular a ereção masculina, exercendo influência direta sobre a disfunção erétil induzida por estresse, devido à ação vasodilatadora sobre os corpos cavernosos do órgão sexual masculino.

Outro estudo, publicado no mesmo jornal, mas desta vez produzido por pesquisadores da Universidade de Nápoles, na Itália, reforça o assunto. Segundo essa pesquisa, a adoção da Dieta Mediterrânea pode ser associada a uma melhoria da disfunção erétil, nos homens. Vale lembrar que vinho tinto, em quantidades moderadas, é parte dessa dieta, sobre a qual você pode ler mais, clicando aqui.

Mas nós também encontramos boas notícias sobre a saúde sexual das mulheres que apreciam vinho! Um estudo realizado na Itália, por pesquisadores das universidades de Florença e de Torino, apresentou resultados bastante interessantes! A pesquisa, realizada com 798 mulheres residentes na Toscana, relacionou maior desejo sexual e controle da própria lubrificação, ao consumo de 1 ou 2 taças de vinho tinto ao dia, quando comparado aos grupos de abstêmias, e de mulheres com outros padrões de consumo de álcool.

Para quem acha que já bastavam os estudos falando dos benefícios do vinho como antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano..., Baco não é genial?

Se você gostou de saber que o vinho pode nos ajudar em nossa saúde sexual, saiba que ele também pode ser um dos muitos segredos para um casamento feliz! Para ler sobre isso, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.