Pinotage

Essa é a única variedade autenticamente nativa da África do Sul. Uma cepa com uma história muito interessante, a começar pela origem de seu nome.

Pinotage é a combinação de outros dois nomes: Pinot, de Pinot Noir, e Hermitage, apelido sul-africano da Cinsault. A uva Pinotage nasceu do cruzamento destas duas cepas clássicas francesas. Se quiser conhecer a origem do nome de outras uvas, clique aqui.

A variedade Pinotage foi criada em 1925, por Abraham Izak Perold (1880 – 1941), sul-africano descente de franceses, PhD em química, e fluente em 8 idiomas. Algumas curiosidades, ou lendas, rondam a criação da Pinotage. Dizem que o processo de cruzamento das cepas gerou somente quatro únicas sementes, que teriam sido plantadas no jardim da casa do cientista, e não nas dependências do laboratório da universidade, como seria o esperado.

O primeiro grande momento da Pinotage aconteceu em 1959, quando um vinho tinto à base dessa variedade foi o campeão de um concurso local, chamado Young Wine Shows. Mas isso significou uma faca de dois gumes na história da cepa, servindo de incentivo para que muitos produtores, ainda inexperientes com essa variedade, cultivassem e oferecessem vinhos Pinotage de baixa qualidade.

Criou-se, assim, uma má reputação para a uva, que, felizmente, já foi merecidamente revertida. Em 1991, por exemplo, um vinho elaborado com Pinotage foi considerado o melhor dentre todos os vinhos tintos apresentados no International Wine and Spirit Competition, em Londres.

Atualmente, a Pinotage já atravessou a fronteira sul-africana, tendo sido plantada primeiro na Nova Zelândia, depois na Califórnia, e tendo chegado aqui também, no Brasil.

A Pinotage é uma variedade de bagos pequenos, cônicos, pretos com tonalidade azulada, polpa macia, pele espessa e cachos bem compactos.

Os vinhos produzidos a partir da Pinotage são considerados muito fáceis de beber, mas também são vistos como vinhos do tipo que se ama ou se odeia.

Muito ricos em notas frutadas, principalmente de framboesa e de mirtilo, marcados por nuances de fumaça e com alcaçuz evidente. Com envelhecimento, ganham notas de banana, manga e chocolate. Aliás, Pinotage envelhece muitíssimo bem.

A uva Pinotage é encontrada tanto em varietais, como em vinhos de corte. E existe até um termo que define uma categoria específica de vinhos de corte com a presença da uva Pinotage: Cape Blend, ou seja, “mistura do Cabo”.

As notas de chocolate do vinho Pinotage fazem com que essa seja uma boa escolha para harmonização: Pinotage e chocolate. O caráter frutado favorece, também, a harmonização com comidas apimentadas. Mas alguns especialistas defendem que um bom Pinotage acompanha bem a maioria das boas comidas, de ostras a rabada, passando por sopa de feijão!

Desfrutar um vinho à base de Pinotage é, sem dúvida, sair do convencional. E esse, é, certamente, um dos prazeres associados ao vinho!

E, se você quiser saber mais sobre os vinhos da África do Sul, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.