O que são cepas?

Quando o assunto é vinho, toda hora alguém fala em cepa. Afinal, o que é isso?

Diz o dicionário que cepa é, entre outras definições, o tronco da videira de onde brotam os rebentos. Mas para nós, apaixonados por vinho, essa informação não basta.

Vamos lá, então.

Estamos no Reino Vegetal, Metaphita, Plantae ou das Plantas, caracterizado por organismos autossuficientes, que produzem o seu próprio alimento.

Para não deixar a informação incompleta, vamos à toda classificação científica: 

 Reino:Plantae

 Divisão: Magnoliophyta

 Classe: Liliopsida

 Ordem:  Vitales

 Família: Vitaceae

 Gênero: Vitis

 Espécie: Vitis vinifera

Todas as uvas são da espécie Vitis vinifera? Não. Mas essa é a espécie mais amplamente utilizada na indústria mundial do vinho. Mas existem muitas outras espécies, como Vitis labrusca, Vitis riparia, Vitis rotundifolia, Vitis aestivalis, Vitis rupestris, Vitis amurensis, Vitis vulpina...

Mas aqui, o assunto será Vitis vinifera. As uvas da espécie Vitis Vinifera, consideradas uvas viníferas, são muito diferentes das uvas de mesa, por exemplo, pois são menores e têm casca mais grossa e mais densa.

Pois bem. Dentro da espécie Vitis Vinifera, estão catalogadas diferentes variedades, ou cepas, ou uvas, ou castas, ou tipos, ou cultivares. Todos esses são sinônimos.

Cabernet Sauvignon é uma cepa. Merlot é uma outra cepa. Malbec, uma outra cepa.

Existem mais de 10.000 diferentes cepas, somente dentro da espécie Vitis vinifera. Poucas, cerca de 50, dominam o mercado, sendo as mais usadas pelos produtores internacionais de vinhos.

E qual a importância de conhecer as cepas? Antes de mais nada, porque elas são uma boa primeira referência, cada uma com o seu caráter varietal. Como o vinho é resultado direto da fermentação da uva, cada uva, com suas características peculiares, tende a produzir determinado estilo de vinho.

E, até porque são diferentes, produtores escolhem combiná-las, em cortes, de maneira a alcançar os resultados desejados em um vinho. Se quiser ler mais sobre vinhos de corte, clique aqui.

Obviamente, o vinho não é determinado somente pela variedade utilizada na sua produção. Depende de outros fatores, que vão desde as técnicas de cultivo, de prensagem, de fermentação e de envelhecimento, até a questões relacionadas ao terroir. Para ler mais sobre terroir, clique aqui.

Para finalizar, se quiser entender a diferença entre uma uva internacional, como as utilizadas nos vinhos franceses, e uma uva autócnone, ou nativa, típica por exemplo de vinhos italianos e portugueses, clique aqui. Ou então, se quiser navegar por diferentes cepas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.