Quantas uvas em uma taça?

Sabe quantas uvas tem em uma taça de vinho? Uma videira inteira, daria para produzir quanto vinho?

Não existe uma resposta absolutamente incontestável. Primeiro, porque estamos falando da natureza:

 algumas variedades de uva têm mais cachos por planta do que outras 

 algumas variedades apresentam cachos maiores, outras apresentam cachos menores

 algumas variedades têm bagos maiores, outras têm bagos menores

 algumas variedades têm mais suco na polpa, outras têm menos

 a chuva pode deixar as uvas mais aguadas, enquanto o calor do Sol pode desidratá-las

O homem também tem influência direta nessa conta:

 o rendimento da vinha pode ou não ser controlado com poda

 a seleção das uvas pode ser mais rigorosa, ou menos rigorosa

 o método de prensagem pode privilegiar o aproveitamento máximo, ou uma maior qualidade

Enfim, depende da natureza e dos objetivos do enólogo. Mas, em grandes linhas, é possível, sim, estimar alguns números bem curiosos...

 1 cacho de uvas = 75 bagos de uvas

 1 taça de vinho = 1 cacho de uvas = 75 bagos de uvas

 1 garrafa de vinho = 4 taças de vinho = 4 cachos de uvas = 300 bagos de uvas

 1 videira = 10 garrafas de vinho = 40 taças de vinho = 40 cachos de uvas = 3.000 bagos de uvas

 1 hectare de videiras = 1.000 videiras = 10.000 garrafas de vinho = 40.000 taças de vinho = 40.000 cachos de uvas = 3.000.000 bagos de uvas

Só que, na próxima vez em que for abrir uma garrafa de vinho, não se esqueça dessa conta, que é, sem dúvida, a mais relevante de todas:

 1 garrafa de vinho = 4 pessoas felizes!

Para saber mais sobre a relação entre o vinho e os diferentes rendimentos de uma vinha, clique aqui. Ou leia aqui para saber mais sobre como agrônomos controlam ou planejam o rendimento dos vinhedos.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.