Afinal, o que é vinho verde?

Por mais que soe estranho, um Vinho Verde não é um vinho verde. Verdade.

Aliás, um Vinho Verde pode ser tinto, branco ou rosé. E pode, inclusive, ser espumante.

Mas uma coisa é sempre certa, a respeito do Vinho Verde: trata-se de um vinho português. Aliás, trata-se de um vinho único no mundo, produzido exclusivamente em uma região específica de Portugal.

Mas então, se o vinho não é verde, de onde vem o nome Vinho Verde?

A versão mais difundida pelos próprios produtores diz que o nome deve-se ao fato da região demarcada para a produção desse vinho, no noroeste de Portugal, ser exuberantemente verde! O clima úmido e o alto índice pluviométrico da província do Minho, de fato, transformam a paisagem, deixando-a linda e verde.

Mas também existe uma outra versão, que diz que o nome Verde deve-se ao estilo fresco e leve do vinho, em uma alusão ao seu caráter jovem.

E existe, também, uma terceira versão, segundo a qual o elevado teor de acidez desse vinho faz ele parecer ter sido produzido a partir de uvas colhidas antes da hora, ou seja, com uvas verdes. Mas a verdade é que as uvas são colhidas na data exata em que atingem o ponto de equilíbrio dos taninos, ácidos, açúcares, matérias corantes e compostos aromáticos. E, também, na data exata em que os bagos atingem seu peso máximo.

Mas essa acidez marcante dos Vinhos Verdes existe, sim. E seu efeito na língua é chamado, em Portugal, de “agulha”.

E essa acidez resulta de vinhas extremamente vigorosas, com ácido málico extraordinariamente alto e níveis de açúcar natural da uva relativamente baixos, o que também explica o baixo teor alcoólico.

E, como Portugal é um país notoriamente apegado à tradição, aqui vai uma interessante história sobre Vinho Verde: Dizem que os Vinhos Verdes foram os primeiros vinhos portugueses a serem exportados para os mercados europeus!

Alguns apreciadores de vinho injustamente torcem o nariz para o Vinho Verde, pensando neles como cheios de gás, muito adocicados e exageradamente ácidos. Esqueça. O investimento da região dos Vinhos Verdes em novas vinhas e em novos sistemas de condução de vinhas, aliado a uma nova geração de enólogos mais ousados e à profissionalização geral do mercado, mudou muito o Vinho Verde, em questão de duas décadas!

É comum, hoje, encontrarmos Vinhos Verdes complexos e ricos em aromas, mas que continuam a ser frescos e leves, como devem!

Então, dê a si mesmo a chance de apreciar um Vinho Verde. Você merece!!!!

E, para ler mais sobre os vinhos dessa denominação de origem, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.