Diabetes

Diabéticos e vinho não são, necessariamente, incompatíveis. Mas é preciso, sim, muita atenção!

Pessoas que sofrem de diabetes podem apresentar hipoglicemia após a ingestão de álcool, principalmente aquelas que fazem uso de insulina ou de medicamentos que controlam as taxas de açúcar no sangue.

Assim, é importante evitar o consumo de vinho quando a glicose já estiver abaixo do normal; verifique sua glicemia antes de beber. Pelo mesmo motivo, evite também consumir álcool quando estiver de estômago vazio, e evite beber rapidamente.

Como esse efeito do álcool pode acontecer até nas 24 horas seguintes à ingestão da bebida, quando consumir álcool, o ideal é o diabético certificar-se que a glicemia está em um nível seguro, antes de ir para a cama.

Lembre-se que os sintomas de excesso de álcool e de hipoglicemia podem ser semelhantes - sonolência, tonturas e desorientação. Sendo assim, é muito importante portar algum tipo de identificação que avise às pessoas do fato de você ser diabético; caso contrário, corre o risco de não receber o tratamento e a assistência adequados.

A Associação Americana de Diabetes recomenda não mais do que uma taça de vinho por dia para mulheres, e não mais do que duas taças por dia para homens. Um bom truque para não abusar da quantidade de álcool é também manter um copo de água, sempre por perto. Dessa forma, evita-se matar a sede com o vinho.

Quem faz contagem de carboidratos, não precisa computar o vinho, desde que consumido somente na quantidade indicada, e em se tratando de vinho seco. Tome muito cuidado com vinhos de sobremesa e vinhos fortificados. Se fizer questão desse estilo, considere, para cada taça pequena própria para esses vinhos, cerca de 15 a 20 gramas de carboidratos.

E não se esqueça da contribuição do vinho na ingestão de calorias extras, que pode levar ao ganho de peso se não for consumido com moderação. Para saber o valor calórico do vinho, clique aqui.

Mas a relação entre o diabetes e o vinho pode ser ainda mais controversa. Algumas pesquisas atestam que o consumo moderado e frequente de vinho não só não é prejudicial para diabéticos, como pode ser inclusive benéfico, auxiliando-os no tratamento e controle dos níveis glicêmicos. A notícia é excelente, mas infelizmente, ainda não encontra consenso. Certamente trataremos disso em outra oportunidade, mas, se ficou curioso, saiba que já mencionamos esse assunto, de passagem, aqui.

Bom, a última palavra, sempre, deve ser a do seu médico; é ele quem sabe o que é seguro para você. Mantenha seus exames em dia, e opte por um estilo de vida saudável.

Por fim, se você for um apaixonado por vinho, mas realmente não puder consumi-los, considere a possibilidade de experimentar os vinhos sem álcool. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.