O vinho e a felicidade conjugal

Talvez um dos maiores desafios da atualidade seja manter um relacionamento duradouro. Pesquisadores da Nova Zelândia afirmam que o vinho pode ser um excelente segredo para um casamento feliz! Não é fantástico?

Segundo a pesquisa recente, realizada com 1.500 casais, aqueles que compartilham uma garrafa de vinho, pelo menos uma vez por semana, estão mais satisfeitos com a vida conjugal do que aqueles que não possuem esse hábito.

A chance de sentir-se feliz com o casamento e com a vida doméstica aumenta em 4 vezes para as mulheres e em 3 vezes para os homens, ao adquirir o costume de compartilhar vinho semanalmente, segundo esse estudo da Universidade de Otago.

O perfil de casais com consumo moderado de vinho, ao menos uma vez de semana, foi o que concentrou maior “índice de felicidade”, com 91% deles relatando prazer em desfrutar a companhia um do outro. Entre aqueles que bebiam vinho com menor frequência, mas mantinham o costume ao menos uma vez por mês, 88% declararam felicidade conjugal. E, no grupo de casais que afirmou nunca ter esse hábito, a propensão à felicidade diminuiu, com o percentual de satisfeitos em 69%.

Mas o pior índice aconteceu com o grupo que, além de nunca reservar um tempo para compartilhar uma garrafa de vinho, tem um dos cônjuges consumindo quantidades excessivas de álcool. Nesse grupo, somente 54% relatou ser feliz no casamento (de fato, excesso de consumo de álcool é prejudicial para qualquer relação, assim como é prejudicial para a vida, de várias formas diferentes).

E o que é considerado consumo moderado de vinho? O consenso diz que, para mulheres, o consumo moderado limita-se a uma taça diária, e, para homens, a duas.

Segundo a autora do estudo, Jessica Meiklejohn, é necessária mais investigação para explicar o motivo do consumo moderado de vinho estar ligado a um aumento da satisfação na vida a dois.

Mas é muito bom saber que o vinho ajuda até na saúde dos nossos relacionamentos, não é?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.