Por que o vinho chora?

Os lindos e misteriosos filetes que escorrem pela taça de vinho são chamados de lágrimas do vinho, ou, também, de pernas, arcos, abóbadas, arcadas... Mas por que será que eles surgem?

A resposta mais comum (e equivocada) é a associação das lágrimas do vinho à qualidade. Também é possível encontrarmos argumentos relacionados à doçura ou viscosidade do vinho. Também equivocados...

Gire o vinho dentro da taça e deixe-o parar. Você notará gotas ao redor da taça.

O fato é que o vinho chora, e isso acontece em função do seu teor de álcool. Quanto mais elevada for a concentração alcoólica, mais abundantes serão as lágrimas.

Esse é o chamado efeito Marangoni, nome dado em homenagem ao físico italiano Carlo Marangoni (1840-1925), estudioso do tema.

A película de vinho que se forma na parede da taça tende a evaporar. Mas as moléculas de álcool evaporam mais rapidamente do que as moléculas de água, por serem mais voláteis. Então, essa camada líquida em volta da taça acaba tendo uma menor concentração alcoólica que o resto do vinho, e, consequentemente, menor aderência à taça. As moléculas de água dessa camada tendem a se unir, formando gotículas, que escorrem com a força da gravidade.

Então, vamos lá: as lágrimas do vinho formam-se porque as velocidades de evaporação da água e do álcool são diferentes. Essa explicação, além de centenária, é a única comprovada cientificamente.

Mas cá entre nós: essas lágrimas do vinho não devem ser de tristeza, devem ser de alegria!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.