Panna Cotta com calda de vinho

Repare. Essa sobremesa chamada Panna Cotta, vinda do Piemonte, anda muito na moda.

O que quer dizer esse charmoso nome? Traduzido do italiano para o português, quer dizer creme cozido.

Essa é uma excelente dica para tirar da manga, ou da geladeira, um doce maravilhoso. Facílima de fazer, prática para servir. Panna Cotta é um casamento de simplicidade com sofisticação! E, ainda por cima, tem uma textura muito leve!

 Rendimento:

8 pessoas

Ingredientes:

Para a Panna Cotta

.  500 ml creme de leite fresco
.  1/2 xícara (de chá) de leite
.  1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
.  2 colheres (de sopa) de água
.  1 fava de baunilha ou 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
.  5 colheres (de sopa) rasas de açúcar

Para a calda

.  250 ml de vinho tinto seco
.  4 colheres (de sopa) rasas de açúcar
.  1 fava de baunilha ou ou 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
.  300 gramas de morangos
.  300 gramas de framboesas ou amoras

 Modo de Preparo:

Coloque a água e a gelatina em pó sem sabor em uma pequena tigela, e reserve.

Leve ao fogo médio o creme de leite, o leite e o açúcar. Quando estiver praticamente para ferver, desligue. Se estiver usando a baunilha em fava, ela deve ir ao fogo junto com essa mistura, cortada no sentido do comprimento. E, quando for retirar a fava, raspe as sementinhas antes de jogar a casca fora. Se estiver usando a baunilha em essência, acrescente-a somente depois de apagar o fogo.

Com o fogo desligado, acrescente a gelatina que ficou amolecida na água.

Separe as porções e leve para gelar por, pelo menos, 6 horas.

Para preparar a calda, leve ao fogo o vinho e o açúcar, deixe ferver e espere até engrossar um pouco. Faça com a baunilha da mesma maneira que fez, durante o preparo da Panna Cotta: se for em fava, leve ao fogo cortada no sentido do comprimento, e depois raspe as sementinhas. Se for em essência, acrescente-a somente ao final.

Retire a calda do fogo. Adicione as frutas, mexa bem e espere chegar, naturalmente, à temperatura ambiente. Depois, guarde a calda na geladeira até o momento de ser servida.

 Harmonização:

A sugestão mais interessante para harmonizar com uma Panna Cotta é um vinho branco de sobremesa, produzido à base de Moscatel. Considere, também, um Riesling de colheita tardia. Se quiser ler mais sobre colheita tardia, clique aqui. Mas se você preferir, um vinho espumante também é uma excelente ideia!

Para encerrar, uma dica para quem for desenformar porções individuais: unte os potinhos com uma camada fina de óleo de girassol. Na hora de servir, passe a lâmina de uma faca em volta da Panna Cotta, mergulhe rapidamente o potinho em água quente, e vire sobre um prato de sobremesa.

A apresentação da sua Panna Cotta vai variar de acordo com a sua imaginação! Existem à venda formas de silicone, por exemplo, de formatos muito simpáticos! E uma folha de hortelã, no final, dá uma cara de capricho ainda maior.

Ou então, para dar um toque de mais modernidade à sua sobremesa, sirva em pequenos copinhos transparentes. Vai ficar lindo!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.