Tejo

Essa região, anteriormente conhecida como Ribatejo, encontra-se em uma extensa planície, ao longo do vale do rio Tejo, o principal rio da Península Ibérica.

Conforme papiros manuscritos por antigos romanos, a existência de vinhas nessa região é muito anterior à consolidação da nação portuguesa. Mas no ano de 1170, por exemplo, D. Afonso Henriques já faz uma referência aos vinhos do Ribatejo, na legislação da cidade de Santarém.

De qualquer forma, são séculos de tradição na vitivinicultura, e que agora unem-se às mais novas tecnologias.

No Tejo, centro de Portugal, existe um povo que faz das vinhas sua família, e que rega as uvas ao som de fado. E, ao lado de vilas típicas e acolhedoras, também encontramos modernas cidades.

A região vitivinícola do Tejo ocupa uma área de 19.000 hectares, que representam cerca de 8% do total nacional. Aqui, são produzidos anualmente cerca de 600 mil hectolitros, sendo 20% deles certificados (ou com Indicação Geográfica Protegida, ou com a Denominação de Origem “do Tejo”).

Os vinhos do Tejo podem ser provenientes de 3 terroirs distintos, que induzem diferentes tipicidades:

 Campo, uma área sujeita a inundações periódicas, mas muito fértil, que é, por excelência, a zona dos vinhos brancos, onde predominam as castas Fernão Pires, Arinto e Verdelho.

 Bairro, a zona ideal para as castas tintas, como Touriga Nacional, Trincadeira e Cabernet Sauvignon.

 Charneca, onde menores rendimentos induzem a um afinamento, tanto de brancos, como de tintos, e de onde vêm os melhores vinhos da região.

Além disso, a região do Tejo é dividida em 6 sub-regiões: Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.

A legislação, pouco restritiva, permite a utilização de diversas castas, tanto nacionais como internacionais. As brancas mais comuns são Arinto, Fernão Pires, Tália, Trincadeira das Pratas, Vital, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Entre as tintas, destacam-se Castelão, Trincadeira, Aragonez, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot.

No Tejo, a gastronomia é motivo de orgulho, assim como a produção de vinhos. Conheça. Descubra. Desfrute.

E, para saber mais sobre a produção de vinhos em Portugal, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.