O pior mito de todos!

“O vinho é somente para quem conhece”! Não caia nessa! Em primeiro lugar, porque ninguém conhece tudo sobre o vinho!

Todos já devemos ter ouvido, e alguns de nós já devem ter inclusive falado, que “é preciso conhecer o vinho para apreciá-lo”. Não existe mentira maior, e nem pior, a respeito do vinho, do que essa.

É verdade que um dos maiores prazeres do vinho é a sua cultura, são suas histórias, etc e tal. Mas esse é apenas um dos prazeres, e não o único!

A gente deve apreciar o vinho, acima de tudo, por aquilo que ele é, em sua essência: uma bebida produzida a partir da uva, em muitos lugares do mundo, e consumida por milhões de pessoas!

Infelizmente existe gente que acha que, não tendo conhecimento suficientemente refinado, não pode expressar sua opinião a respeito de um vinho: o que achou do seu aspecto visual, do seu aroma, do seu paladar... E, por vezes, deixa inclusive de degustar!

Sabe quem ganha com isso? Ninguém. Quem queria degustar, não o faz por se sentir intimidado. Quem produz, vende menos. E quem compra, provavelmente paga mais caro. O único que, talvez, ganha com isso, é o enochato, que continua se achando a última bolacha do pacote.

Quer saber o que falar sobre o vinho que degustou? Não precisa conhecer termos técnicos. Descreva a sua cor, como descreve a cor de uma roupa. Fale sobre seu aroma, como fala sobre os aromas da cozinha e dos perfumes. Conte a alguém sobre o seu gosto, como contaria a respeito do gosto de um bolo ou de uma fruta.

Ou ainda, se não quiser falar sobre o vinho, e apenas apreciá-lo, fique à vontade, também! Quem disse que a gente precisa descrever o prazer que sente, para verdadeiramente senti-lo?

Gostar de um vinho pode ser simplesmente gostar de um vinho. Simples assim.

Não deixe que a falta de conhecimento, ou a sensação de falta de conhecimento, fique no caminho do seu prazer com o vinho. Até porque, como sempre afirmamos, ninguém sabe tudo sobre o vinho. Ninguém.

A própria história do vinho acaba com o mito de precisar ser um especialista ou um profissional para apreciá-lo, quer ver?

Você acha que os egípcios, milênios atrás, discutiam a temperatura do vinho? Não, eles simplesmente o apreciavam.

Os monges da Idade Média, será que respeitavam rígidas regras de harmonização? Não, mesmo porque não dispunham de enormes variedades de comida à sua disposição, para escolha do cardápio do dia.

Ou então, você acha que os camponeses europeus que produziam seu próprio vinho, no começo do século passado, tinham uma taça específica para cada tipo de vinho? Não, eles bebiam o vinho em suas canecas, e ponto.

Por essas e outras, o pior mito de todos, no mundo do vinho, é que ele é destinado somente a alguns, e não a todos.

Para encerrar, se quiser saber como identificar um enochato (e fugir dele), clique aqui




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.